Governo Trump suspende as normas ambientais impostas aos automóveis

Governo Trump suspende as normas ambientais impostas aos automóveis

As agências americanas de Proteção Ambiental (EPA) e de Segurança Rodoviária (NHTSA) anunciaram nesta quinta-feira a suspensão das normas ambientais obrigatórias que o governo de Barack Obama havia imposto à indústria automotiva.

Os dois órgãos reguladores propuseram, em seu lugar, novas regras menos rígidas, que poderão intensificar o confronto entre o governo de Trump e o estado da Califórnia em relação aos “carros verdes”.

As normas suspensas previam aumentos graduais da autonomia dos veículos até alcançar um objetivo de 100 km para cada 4,32 litros de gasolina até 2025.

Estes padrões “já não são apropriados”, disse a EPA em um comunicado. “Estamos cumprindo a promessa do presidente Trump aos americanos de dar uma solução sobre o tema da economia de combustível e os padrões de emissão de dióxido de carbono (CO2)”, afirmou Andrew Wheeler, o chefe da agência ambiental.

“Nossa proposta busca atingir um equilíbrio regulatório baseado na informação mais recente e implementar uma solução para os 50 estados que permita que mais americanos comprem um veículo menos poluente, seguro, novo e mais barato”, acrescentou.

As duas agências federais dizem que as normas do governo de Obama contribuíram para aumentar o preço médio dos automóveis, agora de 35.000 dólares, ou seja, 2.340 dólares a mais, o que leva os consumidores a não trocarem de carro.

Isto faz com que se privem de contar com novos automóveis equipados com as últimas tecnologias que os tornam mais seguros.

Consequentemente, afirmam as autoridades reguladoras, a suspensão desses padrões permitirá aos americanos economizar milhares de dólares e reduzir o número de mortes nas estradas.

As novas normas, que ainda devem ser ajustadas e modificadas, entrarão em vigor neste inverno boreal, detalharam.

“A Califórnia lutará contra esta (decisão) estúpida com todos os meios a sua disposição”, reagiu imediatamente no Twitter Jerry Brown, o governador deste importante estado do oeste dos Estados Unidos.

Em troca, os lobbies automotivos como Auto Alliance e Global Automakers elogiaram a decisão, que salvará postos de trabalho, asseguram.

Compartilhe
Previous Gay rejeitado pelos pais ganha R$ 430 mil de anônimos para estudar
Next Prefeitura adia mudança de ponto de ônibus na Avenida ACM em função de obras do BRT

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

Bancada do PPS defende renúncia de Michel Temer

A bancada do PPS na Câmara defende a renúncia do presidente Michel Temer e a convocação de eleições diretas para Presidência da República, afirmou nesta quinta-feira, 18, o líder do

Notícias

Boletim Focus prevê inflação de 3% para este ano, segundo Banco Central

O mercado financeiro aumentou a projeção para inflação pela segunda vez seguida. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desta vez, passou de 2,98% para

Municípios

Itabuna: Homem atira na ex-esposa dentro de ônibus e comete suicídio

Passageiros de um ônibus coletivo testemunharam uma verdadeira cena de terror na manhã desta sexta-feira (08). Um homem atirou contra a ex-esposa, quando o veículo passava pela Praça Olinto Leoni,