Trump adverte Irã: ‘jamais ameace os EUA novamente’

Trump adverte Irã: ‘jamais ameace os EUA novamente’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou o líder iraniano Hassan Rouhani com “consequências como as que poucos já sofreram antes”, em um pronunciamento no Twitter no final do domingo.

O tweet seguiu um discurso do presidente iraniano no início do domingo, que alertou: “Trump, não brinque com a cauda do leão, isso só levaria a lamentar”, segundo a agência estatal de notícias IRNA.
No entanto, Rouhani deixou aberta a possibilidade de paz entre os países, acrescentando que os EUA “devem entender que a guerra com o Irã é a mãe de todas as guerras e que a paz com o Irã é a mãe de toda a paz”.

Trump dirigiu-se diretamente ao líder iraniano com sua ameaça.

“Para o presidente iraniano Rouhani: NUNCA AMEAÇA OS ESTADOS UNIDOS NOVAMENTE OU SOFRERÁ CONSEQUÊNCIAS OS GOSTO DE QUAIS ALGUNS TODOS OS HISTÓRICOS TÊM SOFRIDO ANTES. NÓS NÃO SOMOS MAIS UM PAÍS QUE PODERÁ ESTAR POR SUAS PALAVRAS DE VIOLÊNCIA & MORTE DEDUZIDAS. SEJA CAUTIOSO! ”Ele twittou.


O secretário de Estado, Mike Pompeo, já havia acusado líderes iranianos de se assemelharem a uma “máfia mais do que um governo”.

“Para o regime, prosperidade, segurança e liberdade para o povo iraniano são vítimas aceitáveis ​​na marcha para cumprir a Revolução”, disse Pompeo na noite de domingo na Biblioteca Nacional Ronald Reagan, em Simi Valley, Califórnia, à CNN.

“O nível de corrupção e riqueza entre os líderes do regime mostra que o Irã é governado por algo mais parecido com a máfia do que com um governo”, disse Pompeo, que também prometeu apoio aos iranianos insatisfeitos com seu governo.

A escalada na retórica aconteceu no momento em que o governo Trump lançou uma ofensiva de discursos e comunicações on-line para fomentar a agitação e ajudar a pressionar o Irã a encerrar seu programa nuclear e seu apoio a grupos militantes, segundo autoridades norte-americanas.

O Irã tem enfrentado uma pressão crescente dos EUA e sanções iminentes após a decisão de Trump de retirar os Estados Unidos de um acordo internacional de 2015 sobre o programa nuclear iraniano. Teerã disse que seu trabalho nuclear é apenas para geração de eletricidade e outros projetos pacíficos.

Compartilhe
Previous Novo período para saque do abono salarial 2016 começa dia 26 de julho
Next MEC prorroga as inscrições do Fies 2018 até esta terça-feira

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Gilmar Mendes arquiva inquérito sobre Aécio Neves no caso de Furnas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes arquivou hoje (29) o inquérito que trata das investigações sobre senador Aécio Neves (PSDB-MG) no caso de Furnas. Na decisão, o

Notícias

Ministério Público Federal quer que Cesare Battisti volte à prisão

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul voltou a pedir a prisão preventiva de Cesare Battisti. Segundo os procuradores que atuam no caso, o italiano teria um

Notícias

Diretor do filme da Lava-Jato diz que carregou nas tintas para dar emoção

Em coletiva de lançamento do filme Polícia Federal – A Lei é Para Todos na manhã  desta terça-feira, em Curitiba (PR), o diretor do longa, Marcelo Antunez, voltou a negar