Subúrbio 360 forma 40 padeiros no mês do panificador

Subúrbio 360 forma 40 padeiros no mês do panificador

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Panificador (8 de julho), 40 pessoas estão prestes a concluir o curso de Panificação Básica no Subúrbio 360, em Coutos. O aprendizado da profissão ocorre graças à parceria firmada entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-BA), desde a inauguração do complexo educacional e cultural, em janeiro deste ano.

Diariamente, os alunos se dirigem à cozinha industrial para ter contato com as técnicas que envolvem o dia a dia desse profissional, responsável por produzir o alimento consumido pela maioria dos brasileiros no café da manhã. No primeiro momento, são apresentados assuntos teóricos, como boas práticas de alimentação, manipulação e segurança alimentar, 5S e extração de glúten. Em seguida, é iniciada a produção de diversos pães. Baguete, pão italiano, pão francês, rústico, pão doce e de coco são ensinados pelo professor Emanuel Moreira.

“Para mim, essa é uma das profissões mais bonitas. É um ofício que vem desde a Grécia Antiga e que se aprimorou ao longo dos anos. Hoje, além de saber fazer o pão, o padeiro precisa ter cuidado com a segurança alimentar, higiene pessoal e controle de qualidade”, diz Moreira. Ele é formado em panificação e confeitaria, alimentação e é tecnólogo em Química.

Com a autoridade de quem é apaixonado pelo que faz, ele aponta que um bom padeiro precisa ter amor à profissão e executar o ofício com excelência. “Em geral, o segredo para atrair clientes é fazer um bom produto. Quando o cliente gosta, retorna”, acrescenta.

Aulas – As aulas de panificação ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino. As turmas, com 20 alunos cada, estão divididas em dois horários: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Com duração de quinze dias, o curso teve início no último dia 25 e será finalizado na próxima terça-feira (17).

Segundo Emanuel, essa já é a quinta turma de panificação. Graças aos ensinamentos do curso, alguns alunos já se preparam para montar a própria delicatessen. Outros fazem pequenas produções para encomenda ou consumo próprio em casa.

Confeitaria – O próximo curso a ser ofertado no local será o de Confeitaria Básica e já conta com uma média de 500 pessoas interessadas. Mais informações sobre o curso e inscrições podem ser obtidas no Subúrbio 360. “A receptividade aqui é muito boa. A demanda está aumentando e o sucesso tem sido muito positivo”, diz o professor de Panificação.

A expectativa, segundo a direção do curso, é que sejam oferecidas 58 turmas ao longo desse ano, atingindo cerca de mil alunos. As aulas são de Panificação Básica, Pães Especiais: Massa Doce, Pães Especiais: Massa Salgada, Produção de Salgados e Folhados e Confeitaria Básica.

Pão nosso de cada dia – A história do pão permeia a história da humanidade, principalmente no âmbito religioso. Segundo pesquisadores, o alimento é consumido pelo homem há milhares de anos antes de Cristo, quando ainda era feito com o fruto do carvalho triturado, lavado com água fervente para perder o amargor e posto a secar ao sol. O pão se tornou símbolo da vida, alimento do corpo e da alma, a partir do momento em que foi dividido por Jesus com os seus discípulos, em lembrança dele, no dia de sua morte.

Pesquisas realizadas pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) indica que 76% dos brasileiros consomem pão no café da manhã e 98% consomem produtos panificados. Além disso, segundo a Abip, a panificação está entre os seis maiores segmentos da indústria do Brasil, com participação de 36% na indústria de produtos alimentares e 6% na de transformação.

Compartilhe
Previous Ciro Gomes critica gargalo enfrentado pela logística brasileira
Next Presidente da Fifa diz que árbitro de vídeo está limpando o futebol

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Sob pressão, Temer mede a força de sua base na Câmara nesta quarta

Quarta-feira decisiva para o futuro de Michel Temer à frente da Presidência da República. A previsão é de que a Câmara dos Deputados, a partir das 9h deste 25 de

Notícias

Toffoli rebate Bolsonaro após questionamentos a urnas eletrônicas

O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, disse nesta segunda-feira (17/9), que as urnas eletrônicas brasileiras “são totalmente confiáveis”. “As urnas eletrônicas são totalmente confiáveis. Os

Política

Nome de Rui está enraizado na história do bom gestor”, opina Marcos Medrado

“O nome de Rui está enraizado na história do bom gestor”, opinou o pré-candidato a deputado federal, Marcos Medrado (PP), ao comemorar importantes ações da gestão estadual, nesta sexta-feira (15/06).