Encontro tira dúvidas de gestantes sobre cuidados com o bebê

Encontro tira dúvidas de gestantes sobre cuidados com o bebê

Um bate papo sobre gestação, parto, cuidados com o bebê e amamentação, realizado no Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), nesta terça-feira (10), tirou dúvidas de gestantes que realizam pré-natal nas unidades vinculadas ao Iperba, nos bairros da Boca do Rio, Barra, Rio Vermelho e Saramandaia. A iniciativa conta com apoio da Comissão Hospitalar de Incentivo ao Aleitamento Materno (CHIAM) e tem como objetivo melhorar o entendimento de futuras mamães e seus familiares sobre o período gestacional e o período pós-parto, conhecido como puerpério.

O enfermeiro Elbo Araújo, responsável pelo Setor de Educação Permanente do Iperba, acredita que os encontros ajudam a dar mais confiança para as gestantes. “Nós realizamos esses encontros de vinculação uma vez por mês há mais de cinco anos. Aqui as mulheres aprendem mais sobre a gravidez e sobre a maternidade e com isso vão desmistificando o processo do parir dando mais tranquilidade para que elas trabalhem seus medos e ansiedades”.

Vivendo a experiência da primeira gravidez, Andrea Brito já participou de dois encontros. “Tem sido muito positivo, porque é um espaço muito tranquilo com as gestantes. É um período de nervosismo e poder falar sobre o que a gente sente e aprender mais sobre o que vai acontecer na hora do parto é muito importante. Toda vez que venho, saio daqui mais tranquila e confiante de que tudo dará certo”.

O encontro é composto por obstetras, pediatras, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos, que conversam com as mulheres, juntamente com o acompanhante, sobre as rotinas, normas e política de humanização da maternidade.

A estratégia faz parte de um conjunto de ações que garante à mulher gestante o conhecimento sobre a maternidade onde receberá assistência no seu parto, de acordo com a localização da sua residência e necessidades particulares. É o que explica a psicóloga Elaine Passos. “Este momento é pensado para ser uma aproximação das mulheres com o Iperba antes do parto, para que elas possam conhecer melhor os profissionais e os serviços que elas irão receber aqui. A gente se responsabiliza por esse acolhimento, pensando num atendimento multiprofissional, esclarecendo sobre as diferentes facetas de tratamento”.

Compartilhe
Previous Temer diz que novo ministro do Trabalho deve levar adiante reforma trabalhista
Next Senado aprova projeto de lei sobre proteção de dados pessoais

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias 0 comentários

Procon alerta consumidores sobre práticas abusivas em casas noturnas

Algumas casas noturnas, restaurantes e bares costumam cobrar multa nos casos de perda ou extravio de comandas. O que muitos consumidores não sabem é que essa prática é considerada abusiva,

Cotidiano

Polícia impede homem que iria transmitir suicídio ao vivo no Facebook

Um homem de 40 anos pretendia tirar a própria vida e fazer a transmissão do ato ao vivo, no Facebook. Na madrugada desta quarta-feira (8/3) a polícia brasileira, em comunicação

Notícias

Governo acelera pagamento de R$ 2 bilhões em emendas antes da eleição

Com a proximidade das eleições, o governo do presidente Michel Temer acelerou o pagamento de emendas parlamentares neste início de ano. Nos primeiros quatro meses de 2018, já foram pagos