A pedido de Fabíola, Itaparica ganha Ronda Maria da Penha

A pedido de Fabíola, Itaparica ganha Ronda Maria da Penha

Atendendo uma indicação da Deputada Fabíola Mansur, a Ronda Maria da Penha foi implantada no município de Itaparica pelo Governo do Estado da Bahia na noite desta quinta-feira (5).

Durante a solenidade foi entregue uma viatura especial para as ações da operação. O ato foi prestigiado pela secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira, pela prefeita Marlylda Barbuda e pela comandante da Ronda Maria da Penha, Major Denice Santiago.

“A Ronda Maria da Penha é um marco da Polícia Militar e um projeto do Governo do Estado que compreende a necessidade de combater os altos índices de violência doméstica que colocam a Bahia em 7° lugar no ranking nacional”, destacou Fabíola.

“Trazer a Ronda para Itaparica foi um esforço em conjunto e é a realização de um sonho, principalmente porque aqui tivemos um caso emblemático no ano passado, que foi o assassinato brutal da pedagoga Helem Moreira”, recordou a parlamentar.

Com pouco mais de três anos de atuação, a Ronda presta um serviço importante de atendimento, proteção, fiscalização e orientação das ocorrências policiais que envolvem mulheres. Atualmente a Ronda Maria da penha protege 1.516 mulheres em toda a Bahia, atuando no combate à violência contra a mulher sob medida protetiva deferida pela Justiça e de forma a prevenir casos de feminicídio.

As ações da RMP visam coibir a reincidência do delito já praticado para que este não se agrave. A premiada Operação tem em seu comando a Major Denice Santiago, que falou sobre a ampliação do serviço no Estado.

“A Ronda Maria da Penha foi criada em março de 2015 e aqui em Itaparica completamos a 12° cidade a receber esse equipamento. Essa foi uma luta de mulheres da Ilha com a Deputada Fabíola Mansur, que conseguiu interceder junto ao Governo do Estado. Agora as mulheres de Itaparica, Vera Cruz e Salinas da Margarida terão proteção e isso vai contribuir para acabarmos com o ciclo de violência doméstica”.

A prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda agradeceu o empenho de Fabiola Mansur e celebrou a mais nova aquisição do município. “Que a Ronda possa por fim a violência contra as mulheres e que a partir de agora elas possam se sentir mais protegidas”.

Para a secretária Julieta Palmeira, a Ronda resgata a ideia de sororidade, a solidariedade entre as mulheres. “São ações como esta que nos ajudam a refletir mais sobre os valores e exemplos que devem ser disseminados”.

Fabíola Mansur ressaltou a relevância de mais essa vitória e aproveitou para dar boas vindas à equipe que vai integrar a RMP no município. “Eu queria dizer a todos que fazem parte dessa operação que vocês irão salvar vidas e coibir a violência doméstica. Mulheres serão salvas e eu como mulher só tenho a agradecer. Que enfrentemos juntos a violência que assombra a nossa Bahia”, finalizou.

A Deputada informou ainda que aguarda o atendimento de outras indicações de sua autoria para a implantação da ronda nos municípios de Irecê e Ubaitab

Compartilhe
Previous Tite confirma volta de Marcelo e espera futebol bonito contra Bélgica
Next Em vídeo, Cristovam pede que Eunício encaminhe impeachment de Gilmar

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Lula e Odebrecht depõem à Justiça Federal nesta terça-feira

A ação penal que trata de irregularidades no Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal, terá dois depoimentos decisivos nesta

Cotidiano

Fábio Mota diz que críticas de artistas a BRT partem de desconhecimento do projeto

Secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota afirmou hoje (09) que as críticas ao BRT feitas por artistas, muitos dos quais nem moram em Salvador, são fruto de desconhecimento do projeto.

Política

Desenvolvimento e crescimento no Brasil já começaram, diz Temer

O presidente Michel Temer afirmou, na noite desta segunda-feira (3), que a visita do Rei Carlos XVI Gustavo e da Rainha Sílvia da Suécia ao País “coincide com o momento