Mostra Orixás da Bahia bate recorde de público com 2,5 mil visitas

Mostra Orixás da Bahia bate recorde de público com 2,5 mil visitas

Aberta em janeiro deste ano, em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, a exposição Orixás da Bahia segue em cartaz no Espaço Cultural da Barroquinha, equipamento gerido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). No último domingo (13), a mostra ultrapassou a marca de 2,5 mil visitas, de diversas idades, classes, lugares e crenças. A exposição fica aberta à visitação gratuita de quarta a domingo, das 14 às 19h, até 30 de junho.

A mostra traz 16 estátuas em tamanho natural de divindades africanas, esculpidas em papel marchê pelo artista plástico Alecy Azevedo (in memorian), criada em 1973 por D. Elyette Magalhães (in memorian). A curadoria tem assinatura do artista visual, cenógrafo, aderecista e figurinista Maurício Martins, com consultoria religiosa de membros do Terreiro do Gantois, cuja Iyalorixá Mãe Menininha (in memoriam) foi responsável por vestir os 16 orixás, na década de 80.

O cenário projetado visa promover um diálogo entre elementos da ancestralidade e da contemporaneidade. Para recuperar as roupas (figurinos) e os adereços que vestem as esculturas de Alecy, Martins conta com a coordenação de Jane Palma e das costureiras Joselita França, Alzedite Santos, Clara Guedes e Regina Celia Santos. As obras integram o acervo do Museu da Cidade, expostas na Galeria Juarez Paraíso.

Compartilhe
Previous MPF denuncia 16 investigados por desvios em fundos de pensão
Next INSS reduzirá agendamento presencial a partir do dia 21

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

‘Estamos otimistas com a possibilidade de chegar ao 2º turno’, diz Alckmin

Estagnado na pesquisa de intenção de voto do Datafolha, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) minimizou nesta quarta-feira, 31, o desempenho dos nomes tucanos no levantamento e afirmou que está “otimista”

Política

Indulto de Natal: Medida beneficiaria até seis condenados da Lava Jato; tem ex-deputado baiano na lista confira

Um dos incisos do decreto de indulto de Natal derrubados pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, poderia beneficiar dois condenados na Lava Jato ainda neste ano

Notícias

Procurador da Lava Jato critica Lula por responsabilizar Marisa

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, um dos principais nomes da força-tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF), afirmou que o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio