Coreia do Norte acusa EUA de tentar “arruinar” diálogo com Seul

Coreia do Norte acusa EUA de tentar “arruinar” diálogo com Seul

A Coreia do Norte acusou neste domingo (6/5) os Estados Unidos de levarem adiante uma “perigosa tentativa” de arruinar a aproximação entre Kim Jong-un e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

Em entrevista à agência oficial “KCNA”, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Pyongyang criticou a posição da Casa Branca de que a abertura ao diálogo por parte de Kim se deva às sanções impostas por Washington. Além disso, os EUA dizem que só reduzirão a pressão quando a Coreia do Norte entregar todas as suas armas nucleares.

Segundo Pyongyang, tratam-se de afirmações “enganosas”. “Os EUA estão deliberadamente provocando a República Popular Democrática da Coreia”, declarou o porta-voz, que não é identificado pela “KCNA”.

De acordo com ele, a Casa Branca está promovendo uma “perigosa tentativa de arruinar a atmosfera de diálogo e levar a situação de volta para o início”. “Não seria bom se os EUA entendessem a intenção de paz como um sinal de fraqueza”, acrescentou.

Na guerra de narrativas entre Washington e Pyongyang, Donald Trump tenta creditar a abertura do diálogo às sanções e à pressão sobre a China, enquanto Kim dá a entender que seu programa nuclear já atingiu um nível suficientemente avançado para garantir a manutenção do regime.

Os líderes devem se encontrar no início de junho, para dar sequência à histórica reunião entre Kim e Moon, realizada no último dia 27 de abril e na qual as duas Coreias se comprometeram a assinar um acordo de paz ainda em 2018.

Compartilhe
Previous Trump terá “arrependimento histórico”, diz Irã sobre acordo nuclear
Next Henrique Meirelles: 'minha candidatura é uma evolução natural'

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

“Vim pedir sabedoria para trabalhar ainda mais pelo povo baiano”, diz Rui durante missa no dia do aniversário

Em 18 de janeiro de 1963 nascia, no bairro da Liberdade, em Salvador, Rui Costa dos Santos. Completando 56 anos de idade nesta quinta-feira (18), o governador reeleito da Bahia

Notícias

Justiça Federal acata pedido de transferência de Henrique Alves para Brasília

A Justiça Federal no Distrito Federal acatou o pedido de transferência do ex-ministro do Turismo Henrique Alves para Brasília. Preso durante a Operação Manus, no início desta semana em Natal,

Política

Para presidente da OAB, fácil acesso a armas agrava violência

O presidente da OAB, Claudio Lamachia, se posicionou contrário à flexibilização do Estatuto do Desarmamento durante encontro com governadores eleitos de todo país e representantes da entidade, nesta quarta-feira (12/12).