Coreia do Norte acusa EUA de tentar “arruinar” diálogo com Seul

Coreia do Norte acusa EUA de tentar “arruinar” diálogo com Seul

A Coreia do Norte acusou neste domingo (6/5) os Estados Unidos de levarem adiante uma “perigosa tentativa” de arruinar a aproximação entre Kim Jong-un e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

Em entrevista à agência oficial “KCNA”, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Pyongyang criticou a posição da Casa Branca de que a abertura ao diálogo por parte de Kim se deva às sanções impostas por Washington. Além disso, os EUA dizem que só reduzirão a pressão quando a Coreia do Norte entregar todas as suas armas nucleares.

Segundo Pyongyang, tratam-se de afirmações “enganosas”. “Os EUA estão deliberadamente provocando a República Popular Democrática da Coreia”, declarou o porta-voz, que não é identificado pela “KCNA”.

De acordo com ele, a Casa Branca está promovendo uma “perigosa tentativa de arruinar a atmosfera de diálogo e levar a situação de volta para o início”. “Não seria bom se os EUA entendessem a intenção de paz como um sinal de fraqueza”, acrescentou.

Na guerra de narrativas entre Washington e Pyongyang, Donald Trump tenta creditar a abertura do diálogo às sanções e à pressão sobre a China, enquanto Kim dá a entender que seu programa nuclear já atingiu um nível suficientemente avançado para garantir a manutenção do regime.

Os líderes devem se encontrar no início de junho, para dar sequência à histórica reunião entre Kim e Moon, realizada no último dia 27 de abril e na qual as duas Coreias se comprometeram a assinar um acordo de paz ainda em 2018.

Compartilhe
Previous Trump terá “arrependimento histórico”, diz Irã sobre acordo nuclear
Next Henrique Meirelles: 'minha candidatura é uma evolução natural'

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

Venezuelanos serão levados de Roraima para outros estados

No final de agosto, 1.000 imigrantes venezuelanos abrigados em Roraima distribuídos em 10 abrigos em Boa Vista e Pacaraima serão interiorizados, anunciou nesta terça-feira (21) a subchefe substituta da Casa

Notícias

Mega-Sena poderá pagar hoje prêmio de 27,5 milhões

O prêmio principal da Mega-Sena poderá pagar hoje (22) R$ 27,5 milhões para quem acertar sozinho as seis dezenas do concurso 2.071. O sorteio está marcado para as 20h, no

Notícias

Nocaute polêmico provoca invasão e briga generalizada em ringue

Uma das finais do Glory 42, evento de kickboxing, terminou com invasão de espectadores e agressão a lutador. O nocaute polêmico do holandês Murthel Groenhart no armênio Harut Grigorian provocou