Inscrições para o Encceja começam hoje

Inscrições para o Encceja começam hoje

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) deste ano serão abertas às 10h de hoje (16). O prazo para fazer a inscrição termina no dia 27 de abril. As provas serão realizadas no dia 5 de agosto. O sistema de inscrição pode ser acessado na página do Encceja na internet.

O exame é direcionado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Os participantes devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental. Quem busca a certificação do ensino médio tem que ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame. A participação é voluntária e gratuita.

Durante a inscrição, o participante deve ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Quem quer o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação. Mas o participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. Na inscrição, o participante também precisa escolher a instituição na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência.

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos: a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, e a declaração parcial de proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Também  serão realizados neste ano o Encceja para quem mora no exterior, para adultos submetidos a penas privativas de liberdade e para adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade.

Compartilhe
Previous Termina hoje prazo para solicitar isenção da inscrição no Enem 2018
Next Prazo para saque do abono salarial ano-base 2016 termina em 29 de junho

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

Agricultor morre após ser atacado por cães em Porto Seguro

Um agricultor de 51 anos foi morto por cães da raça pit bull, na noite de quinta-feira (07), na Roça do Povo, zona rural do município de Porto Seguro. O

Notícias

Senado aprova projeto que permite destruição de documentos originais

O patrimônio documental brasileiro está em risco. O Senado aprovou, no último dia 14, o Projeto de Lei nº 146/07, que autoriza a destruição de um documento original após a

Política

Ciro chama Bolsonaro de “nazista filho da puta”. Assista ao vídeo

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, chamou Jair Bolsonaro (PSL) de “nazista filho da puta” em discurso realizado em Goiânia (GO) no final da tarde desta