Feira leva saúde e prevenção para população em Lauro de Freitas

Feira leva saúde e prevenção para população em Lauro de Freitas

Dona Gildete Freitas, 57 anos, aproveitou a Feira Mais Saúde Perto de Você, realizada no Conjunto Habitacional Brisas na manhã deste sábado (14), e aferiu a pressão arterial enquanto sua irmã Gilma Freitas aguardava a vez para realizar exame ginecológico preventivo anual. Assim como elas, mais de trezentas pessoas foram atendidas na ação promovida pela Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas (SESA) com a oferta de consultas, exames e vacinação além da distribuição de repelente de insetos, kits de escovação dentária e pesagem para o Bolsa Família.

O gestor da SESA, Erasmo Moura conta que a iniciativa é realizada uma vez por mês em áreas descobertas pelas equipes de saúde da família e comemora os resultados positivos da Feira. “Nosso objetivo é intensificar os atendimentos. Com isso seguramente teremos a redução do volume de pessoas para atendimento nas emergências e postos de saúde, por que esse é um trabalho de cunho preventivo”, disse.

Segurando o cãozinho Kiko no colo, a dona de casa Eliana Reis colocou em dias a vacinação do amiguinho. “Eu ainda não tinha levado ele para vacinar contra a raiva, aproveitei a oportunidade da Feira aqui pertinho de minha casa”, contou. Segundo o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Vieira, além da aplicação da antirrábica o estande também realizou o teste rápido para leishmaniose em cães e gatos. “É uma doença sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos”, alerta Vieira.

Mais de trezentos kits de escovação contendo um creme dental, escova e fio dental foram distribuídos para adultos e crianças. Sentados, eles aprenderam a maneira correta da escovação dentária, a necessidade e importância da higiene diária e, para os maiores, aplicação de flúor bucal. “Infelizmente ainda constatamos que muitas pessoas não sabem manusear de forma correta a escova para a limpeza adequada e ainda vemos quadros de caries constantes e outras doenças pela falta da higiene correta. Nesta ação o nosso foco é conscientizar para a necessidade da limpeza bucal frequente”, afirmou a dentista.

Em um ônibus aparelhado, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), distribuiu camisinhas femininas e masculinas e lubrificantes íntimos. A estrutura montada ofereceu ainda condições para a realização do teste rápido para doenças virais como Hepatite B e C, sífilis e HIV. “O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. Os testes rápidos detectam os anticorpos contra o HIV em um tempo inferior a 30 minutos”, frisou o coordenador do CTA, Alex Fraga.

Compartilhe
Previous “Uma história de luta e conquista para população de Jacobina e região”, afirma Galo, sobre Policlínica
Next Salvador ganha Praça da Juventude como estímulo ao esporte

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

ACM Neto evita polêmica sobre ausência no bloco Ilê Aiyê; ASSISTA

O prefeito ACM Neto(DEM) justificou durante entrevista coletiva neste domingo no Campo Grande sobre a ausência na saída do bloco Ilê Aiyê, neste sábado (10), no Curuzu. “Eu tinha marcado

Notícias

Mais de 500 mil eleitores se cadastram para votar no exterior

Mais de 500 mil brasileiros residentes no exterior se inscreveram para votar na eleição presidencial deste ano, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número – 500.728 – é

Política

Câmara gasta R$ 9,9 milhões com aluguel de aeronaves

Com a permissão para que aluguem jatinhos e helicópteros, os deputados federais já gastaram mais de R$ 9,9 milhões com o serviço desde 2015, de acordo com um levantamento feito