‘Tribuno à obra de Ederaldo Gentil é justo’, diz Luiza Maia

‘Tribuno à obra de Ederaldo Gentil é justo’, diz Luiza Maia

“O tributo ao sambista Ederaldo Gentil é justo e necessário. Uma reparação à esse mestre do samba baiano”. A afirmação é da deputada Luiza Maia (PT), autora do Projeto de Lei 19.848 /2012 que institui o Prêmio ‘Ederaldo Gentil de Valorização da Música Baiana’. A proposição já obteve parecer favorável da CCJ e aguarda entrar na pauta de votação do Legislativo estadual.

A deputada elogiou o projeto que resgata o acervo musical de Gentil, protagonizado pelo produtor Luisão Pereira, sobrinho do sambista. Nesta terça-feira (20), o TCA será palco de um show com a obra do músico baiano, com participações da banda BaianaSystem, do cantor Zé Manoel e das cantoras Larissa Luz e Josyara.

“A ideia de apresentar este projeto na Assembleia Legislativa foi uma parceria com professor Jaime Sodré e tem a intenção de premiar as dez melhores músicas produzidas na Bahia. É também uma forma de homenagear um dos maiores ícones da MPB”, afirmou a parlamentar.

De acordo com a proposta, a Secretaria de Cultura ficaria com a gestão do prêmio e criação dos critérios de avaliação e escolha das músicas, anualmente.

Dentre o legado imortal de Ederaldo Gentil deixado ao samba baiano destaca-se: “Triste Samba” e “Ouro e Madeira” (1975) – “Samba”, “Canto Livre de um Povo” (1975), e “pequenino” (1976), – “Identidade” (1983), coletânea “Ederaldo Gentil” (1989) e “A Voz do Poeta” (2000).

Compartilhe
Previous Eunápolis: Prosegur diz que não indenizará moradores prejudicados por explosão de sede
Next Ibametro inaugura novas instalações em Simões Filho

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

O bolo do Coronel, a chegada do Podemos, o herdeiro do Trono, o xabú do Chico, o desafio de Wagner tudo isso no “Olho de Tandera”

ALBA 1 O HERDEIRO O filho do presidente da ALBA, Diego Coronel, marcou presença nas comemorações do Dia do Parlamentar e aniversário do papai. Carinha de menino mas todo desenrolado.

Notícias

Supremo autoriza força e multa contra greve dos caminhoneiros

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta sexta-feira (25/5) uma liminar para proibir o bloqueio em rodovias e autorizar o uso de força da Polícia

Política

Eike Batista é solto e vai cumprir prisão domiciliar no Rio

O empresário Eike Batista, preso no fim de janeiro na Operação Eficiência, um desdobramento da Lava Jato, foi solto na manhã deste domingo (30) e já está em casa no