‘Tribuno à obra de Ederaldo Gentil é justo’, diz Luiza Maia

‘Tribuno à obra de Ederaldo Gentil é justo’, diz Luiza Maia

“O tributo ao sambista Ederaldo Gentil é justo e necessário. Uma reparação à esse mestre do samba baiano”. A afirmação é da deputada Luiza Maia (PT), autora do Projeto de Lei 19.848 /2012 que institui o Prêmio ‘Ederaldo Gentil de Valorização da Música Baiana’. A proposição já obteve parecer favorável da CCJ e aguarda entrar na pauta de votação do Legislativo estadual.

A deputada elogiou o projeto que resgata o acervo musical de Gentil, protagonizado pelo produtor Luisão Pereira, sobrinho do sambista. Nesta terça-feira (20), o TCA será palco de um show com a obra do músico baiano, com participações da banda BaianaSystem, do cantor Zé Manoel e das cantoras Larissa Luz e Josyara.

“A ideia de apresentar este projeto na Assembleia Legislativa foi uma parceria com professor Jaime Sodré e tem a intenção de premiar as dez melhores músicas produzidas na Bahia. É também uma forma de homenagear um dos maiores ícones da MPB”, afirmou a parlamentar.

De acordo com a proposta, a Secretaria de Cultura ficaria com a gestão do prêmio e criação dos critérios de avaliação e escolha das músicas, anualmente.

Dentre o legado imortal de Ederaldo Gentil deixado ao samba baiano destaca-se: “Triste Samba” e “Ouro e Madeira” (1975) – “Samba”, “Canto Livre de um Povo” (1975), e “pequenino” (1976), – “Identidade” (1983), coletânea “Ederaldo Gentil” (1989) e “A Voz do Poeta” (2000).

Compartilhe
Previous Eunápolis: Prosegur diz que não indenizará moradores prejudicados por explosão de sede
Next Ibametro inaugura novas instalações em Simões Filho

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

Angelo Coronel apoia projeto que interioriza e valoriza a Defensoria Pública

O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep-Ba), João Gavazza, e o diretor Legislativo da entidade, Bruno Moura, estiveram com o presidente da Assembleia Legislativa da

Notícias

Vamos manter serenidade para ver como as coisas vão ficar, diz Neto sobre cenário político; assista

Durante inauguração do Centro de Saúde Mário Andrea, na Sete Portas, nesta quinta-feira(14), o prefeito de Salvador ACM Neto(DEM), admitiu que esteve em Brasília nesta quarta-feira(13),  onde participou da posse

Política

Julgamento da chapa Dilma-Temer começa com rejeição de quatro preliminares da defesa

Nesta terça-feira, primeiro dia do julgamento das ações que poderá levar à cassação do mandato do presidente Michel Temer (PMDB) e à declaração de inelegibilidade da ex-presidente Dilma Rousseff (PT),