Prefeitura e TRE firmam parceria para acelerar cadastro biométrico em Lauro de Freitas

Prefeitura e TRE firmam parceria para acelerar cadastro biométrico em Lauro de Freitas

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral-TRE, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, assinou nesta sexta-feira (9), na Câmara Municipal de Vereadores, convênio com a Prefeitura de Lauro de Freitas para dar celeridade ao cadastramento biométrico. O município, que está em revisão ordinária do recadastramento, ainda não exige a biometria, porém 26,31% dos 124.112 mil eleitores já estão cadastrados.

“Esse convênio se firma hoje pelo fato da prefeita Moema Gramacho ser uma pessoa visionária e amante da democracia além da certeza que a comunidade será a maior beneficiada. Tenho orgulho de dizer que a Bahia é o segundo Estado com maior número de eleitores bioemetrizados, o que afasta qualquer dúvida do nosso processo eleitoral que é o mais seguro do mundo. O país está sempre avançando e o conhecimento eleitoral da prefeita Moema nos incentivou a fazer este convênio”, destacou Rotondano.

O convênio, que já está em vigor, vai possibilitar a partir da segunda quinzena de março a ampliação do serviço no município. Atualmente a biometria em Lauro de Freitas só pode ser realizada com agendamento prévio pelo site do TRE. Todas as sextas-feiras, a partir de 12h, são disponibilizadas 496 vagas sempre para a semana seguinte.

Para a prefeita Moema Gramacho é uma honra receber o TRE no município e não haveria melhor espaço para firmar o convênio do que a Casa Legislativa. “A Câmara corrobora na sessão do espaço no momento de selar essa parceria para o exercício da democracia”. Moema chamou a atenção também para o fato de Lauro de Freitas estar caminhando junto com os avanços tecnológicos. “É uma felicidade ver a cidade se modernizando através da biometria, o que aumenta o caráter da lisura, possibilitando um trabalho mais tranquilo nos processos eleitorais”.

Juíza da Zona Eleitoral de Lauro de Freitas, Antônia Maria Faleiros ressaltou a importância da parceria e o quanto o eleitor será beneficiado com o convênio. “Quando as instituições trabalham em conjunto de forma respeitosa quem ganha é o cidadão. É uma felicidade contar com essa parceria institucional, com essa nova força de trabalho. Que seja bem-vinda essa parceria e que reflita em bons resultados”.

A presidenta da Câmara de Vereadores Naide Brito, que recebeu o presidente do TRE José Rotondano e a prefeita Moema Gramacho para o ato, colocou a Casa Legislativa à disposição para colaborar com o processo. “É com alegria que essa casa recebe o TRE para assinar um contrato de cidadania. Este é um momento importante por responder questionamentos da sociedade e avançar o processo eleitoral em Lauro de Freitas”.

Além dos vereadores e secretários municipais, a atividade reuniu autoridades judiciais de Lauro de Freitas. Para o procurador do município Kívio Dias, “este processo fortalece a democracia na cidade. No futuro as eleições serão através da biometria em todo Brasil e nós não podemos voltar atrás na tecnologia. A Procuradoria tem um papel de intermediação do convênio junto com o cartório eleitoral e conseguimos oportunizar esse momento”.

De acordo com o TRE a intenção é que o maior de número de eleitores possível faça o recadastramento por demanda espontânea até o dia 8 de maio, período máximo para regularização antes do processo eleitoral deste ano, embora não haja obrigatoriedade vez que o município está em processo de revisão ordinária.

Compartilhe
Previous Maia diz a empresários que Meirelles quer aumentar impostos
Next Biblioteca Edgard Santos lança exposição sobre Salvador

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Economia

Petrobras anuncia queda de 1,60% no preço da gasolina e 0,2% no diesel

A Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com queda de 1,60% no preço da gasolina nas refinarias e recuo de 0,20% no preço do diesel. Os novos valores

Política

“Decepção de Tancredo”, afirma Janaína Paschoal sobre Aécio

Uma das autoras do pedido de impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT), a jurista Janaína Paschoal disse nessa sexta-feira (19/5) que não consegue parar de pensar na “decepção de

Notícias

Donald Trump se reúne com líderes das instituições da UE

Os líderes das instituições da União Europeia (UE) receberam nesta quinta-feira o presidente americano, Donald Trump, em Bruxelas para uma aguardada reunião com um líder com quem apresentam divergências em