Lula dá aval para articulação de Haddad com Ciro

Lula dá aval para articulação de Haddad com Ciro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu aval para que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad mantenha conversas com outros partidos para a construção de uma unidade da centro-esquerda antes do início formal da campanha eleitoral, em agosto. Haddad é coordenador do programa de governo do PT para a eleição presidencial deste ano.

Haddad se reuniu nesta quinta-feira, 22, com Lula para relatar o teor da conversa que teve com o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, durante jantar, na terça-feira, no apartamento do ex-deputado Gabriel Chalita (PDT).

Haddad e Ciro falaram sobre a necessidade de construção de uma unidade da centro-esquerda na eleição de outubro. A conversa não girou em torno de nomes nem da possibilidade de um plano B caso Lula fique mesmo impedido de disputar a eleição – o petista pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

O encontro de Haddad com Ciro provocou insatisfações na cúpula do PT. Dirigentes que participaram da reunião da Executiva Nacional do partido, nesta quinta, em São Paulo, reclamaram da postura do ex-prefeito que, segundo eles, reforça as especulações sobre um plano B a Lula.

Em conversas reservadas, dirigentes ressaltaram que Haddad não fala em nome do partido. Para alguns, o encontro serviu como um sinal de que ele se movimenta para ser vice na chapa de Ciro, hipótese que o ex-prefeito nega. “Essa história de plano B está sendo pautada de fora para dentro”, disse a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, segundo relatos de participantes da reunião.

Na noite desta quinta-feira, em São Paulo, Lula disse que outros políticos querem disputar o “espólio” de votos dele e do PT. “Até o Temer acha que tem chance se eu não for candidato”, afirmou o petista.

Compartilhe
Previous Primeiros socorros: Samuel Júnior sugere curso para alunos e profissionais de escolas
Next Fabíola faz balanço positivo do mandato em 2017 e projeta metas para 2018

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Advogados de Lula entram com recurso contra sentença de Moro

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou nesta sexta-feira (14) recurso contra a sentença do juiz Sergio Moro, que o condenou a 9 anos e seis meses

Economia

Governo estuda liberar saques do PIS/Pasep para qualquer idade

O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, confirmou hoje (26) que o governo pretende liberar os saques do PIS/Pasep para os trabalhadores, independentemente de idade. O objetivo é dar uma injeção de estímulo à

Notícias

Mãe filma sexo com filhos pequenos e coloca em site de pedofilia

Um crime chocou os moradores de Newcastle, Austrália, começou a ser julgado nesta semana pela Justiça local. Uma mãe é acusada de filmá-la fazendo sexo com dois filhos pequenos e