Vendas no varejo crescem 2% em 2017, aponta o IBGE

Vendas no varejo crescem 2% em 2017, aponta o IBGE

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,0% no ano de 2017, informou nesta sexta-feira (9/2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na passagem de novembro para dezembro, as vendas caíram 1,5%, na série com ajuste sazonal. O resultado representa o recuo mais acentuado desde janeiro de 2016, quando o volume vendido teve redução de 1,9%, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados pelo IBGE.

Na comparação com dezembro de 2016, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 3,3% em dezembro de 2017.

Varejo ampliado
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 4,0% no ano de 2017, segundo o IBGE. Na comparação com dezembro de 2016, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 6,4% em dezembro de 2017. Nesse confronto, as projeções variavam de uma expansão de 3,00% a 8,75%, com mediana positiva de 5,70%.

No conceito ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas do varejo caíram 0,80% em dezembro de 2017 ante novembro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio melhor que a mediana das estimativas dos analistas , negativa em 1,05%, e dentro do intervalo das previsões, de recuo de 3,4% a avanço de 0,13%.

Compartilhe
Previous Luiz Silva, irmão de José Dirceu, é preso após condenação na Lava Jato
Next E tem querer? Deputado Federal preso pela PF quer exercer mandato de dia e cumprir pena à noite

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

Inflação para famílias com renda mais baixa avança e fecha maio em 0,67%

Em todo o país, o Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), que mede a inflação para famílias com renda até 2,5 salários mínimos, registrou 0,67% em maio.

Notícias

Parte de investigação sobre Geddel volta à Justiça Federal de Brasília

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou ao primeiro grau da Justiça Federal parte das investigações sobre o ex-ministro Geddel Vieira Lima, segundo apurou a reportagem. O

Política

ACM Neto entrega via marginal na Paralela; assista

O prefeito ACM Neto(DEM), entregou na manhã desta quinta-feira(25), a continuação de uma via marginal construída entre o Shopping Paralela e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), na Avenida Luis