Vendas no varejo crescem 2% em 2017, aponta o IBGE

Vendas no varejo crescem 2% em 2017, aponta o IBGE

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,0% no ano de 2017, informou nesta sexta-feira (9/2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na passagem de novembro para dezembro, as vendas caíram 1,5%, na série com ajuste sazonal. O resultado representa o recuo mais acentuado desde janeiro de 2016, quando o volume vendido teve redução de 1,9%, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados pelo IBGE.

Na comparação com dezembro de 2016, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 3,3% em dezembro de 2017.

Varejo ampliado
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 4,0% no ano de 2017, segundo o IBGE. Na comparação com dezembro de 2016, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 6,4% em dezembro de 2017. Nesse confronto, as projeções variavam de uma expansão de 3,00% a 8,75%, com mediana positiva de 5,70%.

No conceito ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas do varejo caíram 0,80% em dezembro de 2017 ante novembro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio melhor que a mediana das estimativas dos analistas , negativa em 1,05%, e dentro do intervalo das previsões, de recuo de 3,4% a avanço de 0,13%.

Compartilhe
Previous Luiz Silva, irmão de José Dirceu, é preso após condenação na Lava Jato
Next E tem querer? Deputado Federal preso pela PF quer exercer mandato de dia e cumprir pena à noite

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Municípios

Tráfico de drogas é responsável por 70% dos homicídios em Feira, diz delegado

O mês de julho iniciou com o registro de três homicídios em Feira de Santana.  No sábado (01) o primeiro crime vitimou o vigilante Robson Batista da Silva, no bairro

Notícias

Gesseiro é preso acusado de estuprar a prima de 2 anos em Feira de Santana

O gesseiro Daniel Santos de Jesus, de 19 anos, foi preso preventivamente na manhã desta quarta-feira (28) acusado de ter estuprado uma criança de 2 anos, em Feira de Santana.

Política

STF bloqueia US$ 20 milhões em contas do ex-presidente da Transpetro na Suíça

Após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o Supremo Tribunal Federal (STF) bloqueou US$ 20 milhões de contas bancárias vinculadas ao ex-presidente da Transpetro (subsidiária da Petrobras) Sérgio Machado e