Tudo pronto para a “Folia de Respeito” em Lauro de Freitas

Tudo pronto para a “Folia de Respeito” em Lauro de Freitas

O clima de diversão já se espalhou por Lauro de Freitas. A cidade se prepara para o Carnaval que este ano trará para as ruas a celebração da diversidade com o tema “Folia de Respeito”. A abertura acontece nesta sexta-feira (9), às 18h, no final de linha do Centro. No local, a prefeita Moema Gramacho entrega as chaves da cidade ao rei Momo Duzinho Nery, e à rainha Isis de Oliveira, que durante quatro dias reinarão ao som de bandas locais sobre dezenove blocos tradicionais, charangas, fanfarras e milhares de foliões.

Segundo município a aprovar a Lei Antibaixaria, Lauro de Freitas orientou e vai fiscalizar com rigor o repertório das bandas que vão tocar no município. A lei, aprovada em dezembro de 2011, na segunda gestão da prefeita Moema Gramacho, veda a contratação, com dinheiro público, de artistas cujas músicas desqualificam as mulheres. O tema da festa tem tudo a ver com essa proibição. “Folia de Respeito às mulheres, às crianças, aos idosos, aos LGBTs, contra toda forma de discriminação e intolerância”, pontua a prefeita.

De acordo com o secretário da Cultura e Turismo (Secult), Manoel Carlos dos Santos, a estrutura da folia foi pensada para “garantir a alegria, conforto e comodidade para públicos de todas as idades”, disse. Os idosos e as crianças ganharam espaço garantido e especial na programação. No sábado (10), a turma da velha guarda poderá relembrar antigos carnavais e suas marchinhas no Baile da Terceira Idade e PDC (pessoas com deficiência). A festa acontece às 15h no Clube Ipitanga. Já para a garotada o dia marcado para sacudir o esqueleto e tirar o pé do chão é domingo (11), no mesmo local, a partir das 9h.

Um Palco Alternativo será montado no coreto da Praça da Matriz. O espaço é reservado para o Hip Hop, Rock n’ Roll e Reggae. Na grade da programação, nomes locais como Banda Zimbabwe, Kaos MC, Banda Choros e Risos e Banda Norfist farão a alegria dos amantes dos ritmos. Já na Praça Martiniano Maia, a quebradeira promete não deixar ninguém parado. Trios estarão no local para celebrar o swing da axé music e do pagode baiano com nomes como Banda Pegadeira, Mil Verões, Naty Bahia e Eleaine Paranhos.

Infraestrutura

A Secult estima que mais de vinte mil pessoas por dia brinquem no circuito que leva o nome do mestre da cultura popular de Lauro de Freitas e artesão, seu “Sivú”. Tradição mantida, a concentração dos blocos será no final de linha em direção a Praça da Matriz. Em todo o percurso, banheiros químicos serão instalados. Equipes da Secretaria de Saúde estarão no trajeto distribuindo preservativos femininos e masculinos, além de material informativo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids. Ambulâncias também estarão de plantão para qualquer eventualidade.

A cada passagem de bloco, agentes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos farão a varrição. O gestor da pasta, Renato Braz informa que durante os dias da festa a coleta de lixo residencial será feita normalmente, conforme a rotina de horários em cada bairro. A Secretaria da Mulher (SPM), atuará com faixas no percurso do Carnaval conscientizando quanto a violência contra a mulher e distribuindo preservativos e material informativo.

Segurança

Desde terça-feira (6), quem passa Avenida Amarílio Thiago dos Santos, onde os blocos desfilarão, já pode observar a mudança no cenário com a implantação de Postos Elevados que servirão de apoio a efetivos da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). De acordo com o major Fabrício Silva da 52ª CIPM (Companhia independente de Polícia), o efetivo ampliado estará nas ruas durante os dias da folia. “Além do patrulhamento no circuito do Carnaval, nossas rondas pelos bairros continuam normalmente”, garantiu. A corporação também atuará nas entradas e saídas da cidade em blitz com bafômetro em parceria com a secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP).

Além do apoio e suporte da PM, a Superintendência Municipal de Segurança, colocará seu efetivo nas ruas. Guardas municipais farão ronda, patrulhamento e revistas para garantir a tranquilidade durante a festa.

Câmeras instaladas no circuito facilitarão o trabalho de identificação para as situações fora do padrão. “Nós estamos com 181 câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade e com a finalização da manutenção que estamos realizando esse número será ampliado”, destacou o superintendente de Segurança, Junior Neves.

Compartilhe
Previous Cláudia Leitte diz que Carnaval de 2018 "será o melhor de nossas vidas"
Next Palco do Rock retorna ao coqueiral de Piatã após três anos

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Cármen Lúcia assumirá Presidência da República por 12 horas

Pela segunda vez desde que iniciou o prazo que torna inelegíveis ocupantes de cargos do Executivo, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, vai ocupar a presidência da

Notícias

Coronel apresenta PEC que beneficia saúde e educação públicas no interior

Em tempos de queda da atividade econômica, os 417 municípios baianos poderão receber um bom alento financeiro. Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Angelo Coronel (PSD), apresentou à

Notícias

Também ficha-suja, suplente de Maluf toma posse na Câmara

Suplente do deputado afastado Paulo Maluf (PP-SP), o deputado Junji Abe (PSD-SP) tomou posse na Câmara nesta quarta-feira, 21. Preso desde dezembro no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, Maluf