Receita libera consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda

Receita libera consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda

Estará disponível hoje (8), a partir das 9h, para consulta o lote multiexercício de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), contemplando o período de 2008 a 2017.

O crédito bancário para 102.361 contribuintes será feito no dia 15 de fevereiro, totalizando mais de R$ 210 milhões. Desse total, R$ 78,758 milhões referem-se a contribuintes com preferência no recebimento, sendo 20.269 idosos e 1.732 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita a consulta às declarações do IRPF e à situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do Imposto de Renda e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento, por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, a Receita orienta o contribuinte a contactar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento, pelo telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome, em qualquer banco.

Compartilhe
Previous Carnaval de Salvador: Beco das Cores terá apresentações de DJs a partir desta sexta
Next Entenda: auxílio-reclusão pode chegar a detentos em prisão domiciliar

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Entretenimento

Prefeitura garante 162 atrações sem cordas no Carnaval

O prefeito ACM Neto anunciou nesta quinta-feira (1º) que 162 atrações desfilarão sem cordas durante o Carnaval de Salvador com o apoio da Prefeitura. Além disso, a festa terá outras

Cotidiano

Decreto de Temer permite que não casados autorizem doação de órgãos

O presidente Michel Temer assinou nesta quarta-feira (18/10) decreto que altera o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). O novo texto retira a possibilidade de consentimento presumido para doação e reforça

Notícias

Glória Menezes recebe alta do hospital após infecção respiratória

A assessoria de imprensa do Hospital CopaStar confirmou ao E+ que Glória Menezes recebeu alta na sexta-feira (16/2). A atriz estava internada no local, no Rio de Janeiro, desde o