Receita libera consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda

Receita libera consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda

Estará disponível hoje (8), a partir das 9h, para consulta o lote multiexercício de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), contemplando o período de 2008 a 2017.

O crédito bancário para 102.361 contribuintes será feito no dia 15 de fevereiro, totalizando mais de R$ 210 milhões. Desse total, R$ 78,758 milhões referem-se a contribuintes com preferência no recebimento, sendo 20.269 idosos e 1.732 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita a consulta às declarações do IRPF e à situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do Imposto de Renda e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento, por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, a Receita orienta o contribuinte a contactar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento, pelo telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome, em qualquer banco.

Compartilhe
Previous Carnaval de Salvador: Beco das Cores terá apresentações de DJs a partir desta sexta
Next Entenda: auxílio-reclusão pode chegar a detentos em prisão domiciliar

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Mundo

Governo Venezuelano reprime rebelião militar

As autoridades venezuelanas reprimiram uma rebelião militar perto da cidade central de Valência, disse um funcionário oficial no domingo, dias após o presidente Nicolas Maduro formar um super-corpo de membros

Política

Perícia criminal vai realizar 3 exames em áudio de Temer, diz PF

A Polícia Federal divulgou nota, na noite desta segunda-feira (22/5), sobre como se dará a perícia criminal no áudio da conversa entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley

Notícias

Coronel é incisivo com TCM ao cobrar flexibilização no julgamento de contas

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel (PSD), foi incisivo, na tarde desta segunda-feira 27, ao voltar a cobrar do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) uma