Meirelles diz que sempre é abordado para se candidatar à Presidência

Meirelles diz que sempre é abordado para se candidatar à Presidência

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira (23/1), em Davos, na Suíça, que tem sido frequentemente abordado para ser candidato à Presidência da República nas eleições deste ano.

“Isso é recorrente. Sempre tem essa história. É normal”, disse a jornalistas. Ele acrescentou, ainda, que sua resposta é a mesma que tem dado oficialmente à imprensa nos últimos meses: de que está 100% focado na economia e que, em abril, decidirá sobre a candidatura. Meirelles está em Davos para participar do Fórum Econômico Mundial.

Questionado sobre a possibilidade de complementar alguma chapa como vice-presidente, o ministro descartou imediatamente a hipótese. “De jeito nenhum”.

Lula
Na véspera do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Meirelles evitou dar um palpite sobre o desfecho da vida política do petista. Ele voltou a avaliar, no entanto, que a participação de Lula como candidato na corrida presidencial deste ano poderia ser um bom momento para um julgamento pela população brasileira.

“Não me compete dar opinião sobre isso. Não dou opinião sobre ações da justiça. Decisão judicial se obedece”, afirmou. Para ele, é preciso separar a decisão política da judicial. “Isolando a judicial, a candidatura é positiva. Dá aos eleitores a oportunidade de julgar”, considerou.

O ministro, que foi presidente do Banco Central durante todo o governo do petista, salientou que, até 2002, tinha propostas mais radicais. “Ele fez a carta aos brasileiros e não foi levado muito a sério. Quando assumiu, me convidou e fez uma administração fiscal conservadora, foi surpresa positiva para o mercado”, lembrou.

O que o PT defende agora, na avaliação de Meirelles, é diferente do que fez. Mais importante ainda, continuou, é que o governo de sua sucessora, Dilma Rousseff, foi muito mais diferente, principalmente em relação à mudança de orientação fiscal. “Foi completamente em outra linha.”

Compartilhe
Previous Bacelar defende incremento da produção de coco no litoral norte
Next Governo trabalha para votar Previdência em fevereiro, diz Dyogo Oliveira

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Ministros da 2ª Turma do STF rejeitam denúncia contra Ciro Nogueira na Lava Jato

Por 3 a 1, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu nesta terça-feira, 14, rejeitar uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Ciro Nogueira (PP-PI) no

Esportes

Contrato de Messi é renovado pelo Barcelona até junho de 2021

O clube do Barcelona anunciou nesta quarta-feira (5), que o jogador Lionel Messi continuará no time até 2021. De acordo com contrato que será assinado, o craque seguirá no Barça

Notícias

Empregadores domésticos têm até hoje para pagar guia de agosto do eSocial

O prazo para os empregadores domésticos pagarem o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente a agosto termina nesta quarta-feira (6). Como o dia 7, tradicionalmente usado como data-limite para