BC sinaliza que pode fazer novo corte na taxa básica de juros em fevereiro

BC sinaliza que pode fazer novo corte na taxa básica de juros em fevereiro

A taxa básica de juros, a Selic, poderá voltar a ser reduzida em fevereiro de 2018. É o que sinalizou o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, em ata da última reunião, realizada na semana passada, quando a taxa chegou ao seu menor nível histórico: 7% ao ano. A expectativa de instituições financeiras é que essa taxa seja reduzida em 0,25 ponto percentual na próxima reunião do comitê, indo para 6,75% ao ano.

No documento, o Copom diz que seria “apropriado sinalizar” que poderá haver nova redução “moderada” na próxima reunião, “sob a perspectiva atual”. “Mas [os membros do Copom] avaliaram que cabia advertir que essa visão é mais suscetível a mudanças na evolução do cenário e seus riscos que nas reuniões anteriores”, diz a ata.

O Copom destacou que “houve consenso em manter liberdade de ação, mas sinalizar que o atual estágio do ciclo [de cortes na taxa básica] recomenda cautela na condução da política monetária [decisões sobre a Selic]”.

Segundo o comitê, a continuidade da redução da Selic depende da evolução da atividade econômica e das expectativas de inflação.

O Copom também destacou que a aprovação da reforma da Previdência é fundamental para manter a inflação baixa.

“Todos os membros do comitê voltaram a enfatizar que a aprovação e a implementação das reformas, notadamente as de natureza fiscal, e de ajustes na economia brasileira, são fundamentais para a sustentabilidade do ambiente com inflação baixa e estável, para o funcionamento pleno da política monetária e para a redução da taxa de juros estrutural da economia, com amplos benefícios para a sociedade”, enfatizou.

Compartilhe
Previous CCJ do Senado aprova quarentena para ex-juristas exercerem advocacia
Next Acordo sobre planos econômicos deve ser protocolado hoje no STF

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

Vereador promete distribuir soco-inglês para mulheres

Um vereador de Itu (SP) trabalha em um projeto inusitado para oferecer às mulheres uma forma diferente de defesa pessoal: o soco-inglês. A intenção, segundo Reginaldo Carlota (PTB), é fazer

Política

Defesa de Lula diz que Moro desrespeita prerrogativas e crê em revisão de pena

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que “suas prerrogativas profissionais foram permanentemente desrespeitadas ao longo dos processos, especialmente pelo Juízo da 13ª. Vara Federal Criminal de

Notícias

Detran capacita mototaxistas que buscam credenciamento

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) esclarece que o órgão já capacitou 1.645 mototaxistas em Salvador, desde 2015, quando a profissão ainda não era regulamentada. Somente este ano,