Suposto parentesco coloca licitação da AGU sob suspeita

Suposto parentesco coloca licitação da AGU sob suspeita

O processo licitatório aberto pela Advocacia-Geral da União (AGU) a fim de contratar prestadora de serviços de impressão, digitalização e cópia para atender todas as unidades do órgão está sob suspeita. Participante do certame, a empresa Tecnoset ajuizou, na sexta-feira (1º/12), representação levantando a hipótese de haver “vínculo de parentesco” entre o gestor da AGU que assina o edital e um dos funcionários de uma das concorrentes.

Supostamente pai e filho, Rivison Messias Antunes e Tarcisio dos Santos Antunes são – conforme dados apresentados pela Tecnoset –, respectivamente, integrante administrativo da Superintendência de Administração do Distrito Federal e auxiliar técnico da Simpress. “A princípio, a requerente esperava participar de uma licitação sob condições de disputa igual a todos os concorrentes, no entanto, é possível que o tratamento igualitário aos participantes tenha sido comprometido”, registrou a empresa na petição.

A Tecnoset pede à AGU que, caso a ligação entre Rivision e Tarcisio seja confirmada, a empresa Simpress seja afastada do concurso. “O vínculo de pessoas nesta relação de contratação pública é extremamente crítico, razão pela qual reclama da instituição o máximo zelo, sob pena de lançar ao processo insegurança, incerteza, além de suspeitas de que o julgamento não foi isento”, afirmou.

Isonomia
Lançado no fim de outubro deste ano, o edital estabelecia a realização de pregão eletrônico do tipo menor preço por lote. De acordo com as regras previstas, a concorrência seria dividida em grupos, e a empresa participante deveria apresentar proposta para todos os itens elencados. No caso, o órgão gerenciador é a AGU, por meio da Superintendência de Administração do Distrito Federal.

O pregão eletrônico aconteceu em 8 de novembro. Na petição com pedido de providência, a Tecnoset alegou que a Simpress foi a primeira colocada em três dos seis grupos estabelecidos na licitação.

ReproduçãoPin this!

Reprodução

Para a empresa, pode ter havido uma “possível quebra ao princípio da isonomia”. Isso porque, segundo a Tecnoset, levanta dúvidas sobre o processo o suposto vínculo de parentesco entre um funcionário e um gestor público que tenha poder decisório, de influenciar decisão, de fornecer a um concorrente informações privilegiadas “ou, ainda, beneficiar concorrentes fornecendo a ele, antes da publicação do edital, detalhes sobre o projeto”.

“Embora a requerente tenha sopesado com muita cautela, uma vez que entristece ter de levar ao conhecimento da AGU tal fato, a iniciativa da presente representação é imprescindível a que não paire dúvida sobre a isenção da AGU e a legitimidade da presente licitação”, registrou a empresa no documento.

Pai e filho
Para embasar a suspeita de que Rivison e Tarcisio seriam pai e filho, a Tecnoset reproduziu, na petição, a página do LinkedIn do funcionário da Simpress (imagem abaixo). Pelo registro na rede social, ele estaria trabalhando na empresa há sete anos e três meses. Começou como técnico de eletrônica, em 2010, e alcançou o posto de auxiliar técnico.

ReproduçãoPin this!

Reprodução

A Tecnoset também destacou, na representação, o trecho do edital no qual consta o nome de Rivison (veja reprodução a seguir). De acordo com o documento, ele seria parte da “equipe de planejamento”.

Reprodução
Compartilhe
Previous Suprema Corte dos EUA aprova veto migratório de Donald Trump
Next PGR denuncia Geddel e Lúcio Vieira Lima por lavagem de dinheiro e associação criminosa

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Municípios

Álvaro Dias e Bacelar defendem incentivos para produtores e incremento do turismo no sul do estado

O pré-candidato a presidente da República pelo Podemos, senador Álvaro Dias, foi recebido nesta sexta-feira (4), em Ilhéus, pelo líder do partido na Bahia, deputado federal Bacelar, e por representantes

Mundo

Ex-presidente George H. W. Bush é hospitalizado em estado grave

O ex-presidente dos Estados Unidos George H. Bush, de 93 anos, foi hospitalizado. De acordo com informações da família, ele estaria em tratamento intensivo. “O presidente Bush deu entrada no

Notícias

Recurso de Lula é negado por unanimidade pela 2ª Turma do STF

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta quinta-feira (10), por negar mais um recurso com o qual a defesa pretendia conseguir a soltura do ex-presidente