Rebeldes anunciam morte de ex-presidente do Iêmen

Rebeldes anunciam morte de ex-presidente do Iêmen

O Ministério do Interior do Iêmen, controlado pelos rebeldes houthis, anunciou nesta segunda-feira (04/12) a morte do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, até poucos dias atrás um aliado dos rebeldes e a quem a nota oficial se refere como “o líder da traição”.

Em entrevista à emissora Al Masirah, funcionários do ministério disseram que Saleh morreu em meio aos enfrentamentos com combatentes houthis na capital, Sanaa. Também um representante do governo internacionalmente reconhecido do Iêmen confirmou a morte de Saleh, em declarações à agência de notícias AP.

Membros do partido de Saleh também confirmaram a morte do ex-presidente, em declarações à emissora árabe Al Arabiya. Imagens na internet supostamente mostram o corpo do presidente, mas não há confirmação oficial.

No sábado foi rompida a aliança entre os houthis e as forças leais a Saleh, que lutavam juntos contra o presidente Abd Rabbuh Mansur al-Hadi, depois de Saleh se declarar disposto a abrir “uma nova página” com a coalizão liderara pela Arábia Saudita e que apoia Hadi, desde que esta parasse de atacar o Iêmen e encerrasse seu embargo. A coalizão e o governo de Hadi saudaram o anúncio, mas os houthis acusaram Saleh de traição.

Saleh, de 75 anos, governou o país por mais de três décadas e conduziu diversas guerras contra os houthis. Ele foi forçado a renunciar em 2012, em consequência da Primavera Árabe, e formou uma surpreendente aliança com o grupo rebelde xiita depois que este tomou Sanaa, no fim de 2014.

Compartilhe
Previous Tribunal nega habeas corpus ao presidente do PR
Next Aleluia: Otto precisa cobrar de Rui política eficiente de segurança

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Mundo

Terremoto de 6,9 graus abala centro do Chile

Um forte terremoto, de 6,9 graus Richter, sacudiu na tarde desta segunda-feira o centro do Chile, provocando alarme entre a população mas sem causar danos, informou o Bureau Nacional de

Notícias

Operação da Polícia Federal apreende mais de 200 kg de cocaína na região de Feira

Uma operação da Polícia Federal resultou na prisão de seis pessoas e na apreensão de mais de 200 quilos de cocaína na região de Feira de Santana no final da

Notícias

Lei da Ficha Limpa retira 173 candidatos das eleições de outubro

Dos 29.101 candidatos que pediram registro, a Justiça Eleitoral rejeitou 1.888, o que representa 6,5% do total. Segundo dados disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 173 candidatos foram