ANS suspende venda de 31 planos de saúde de 10 operadoras; confira lista

ANS suspende venda de 31 planos de saúde de 10 operadoras; confira lista

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta quinta-feira (30/11) a lista dos 31 planos de saúde de 10 operadoras que terão a comercialização suspensa devido a reclamações recebidas no terceiro trimestre de 2017, relativas à cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento.

A medida entra vigor no dia 8 de dezembro e garante que os 167,7 mil beneficiários dos planos suspensos neste ciclo continuem a ter assistência regular. A lista de planos com comercialização suspensa pode ser acessada aqui.

A ANS recebeu 15.912 reclamações de natureza assistencial entre o dia 1° de julho e 30 de setembro e considerou 14.138 queixas para análise. No período, 92% das reclamações foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), que busca uma solução mais rápida do problema. Os casos não resolvidos viram processos contra as operadoras e também são contabilizados para a suspensão da comercialização.

A suspensão está prevista pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, com o objetivo de garantir atendimento de qualidade aos beneficiários.

A ANS monitora as reclamações feitas pelos usuários e a cada três meses identifica as operadoras e planos com maior número de reclamações assistenciais, levando em conta também o número de beneficiários e a segmentação assistencial.

Após suspensos, os planos afetados só podem voltar a ser comercializados para novos clientes se comprovarem a melhoria no atendimento. Neste ciclo, 27 planos de saúde de sete operadoras que comprovaram melhoria nos serviços prestados foram reativados ou parcialmente reativados.

Transparência
As informações sobre o programa de monitoramento por operadora são públicas. O consumidor pode conferir o histórico das empresas antes da compra e saber se ela teve planos suspensos ou reativados. Além disso, é disponibilizado um panorama geral com a classificação de todas as operadoras

Quem busca informações sobre planos ou precisa entrar em contato com a ANS pode acessar os canais de atendimento da agência na internet ou ligar para 0800 7019656.

Compartilhe
Previous STJ nega pedido de “deputado presidiário” para voltar ao trabalho
Next ACABOU! Depois de 155 anos, Diário Oficial da União deixa de ter versão impressa

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Aliados tentam reunir Alckmin e Temer

Amigos em comum do presidente Michel Temer e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, querem promover um encontro entre os dois para verificar se é possível algum tipo de

Notícias

Sexo a três acaba com um participante morto a facadas

Uma tentativa de sexo a três acabou em morte, na cidade de Nova York, Estados Unidos. Segundo informações da polícia local, os indivíduos estavam praticando o ato quando um deles

Notícias

Bahia espera receber 5,6 milhões de turistas no verão

A estação mais movimentada do ano já está chegando. No próximo dia 21, começa, oficialmente, o verão, e, junto com ele, chega também um maior fluxo de turistas estrangeiros e