Alemão de 86 anos é multado por descansar em ponto de ônibus

Alemão de 86 anos é multado por descansar em ponto de ônibus

Autoridades na cidade de Düsseldorf, no oeste da Alemanha, multaram em 35 euros (cerca de 135 reais) um idoso de 86 anos, que sofre de demência, porque ele se sentou durante oito minutos no banco de um ponto de ônibus no centro da cidade sem a intenção de usar o transporte público.

A carta recebida pelo aposentado, inicialmente publicada por um amigo dele no Facebook, viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira (27/11), gerando revolta e indignação entre a população.

O amigo contou ao jornal alemão Bild que o idoso passeia regularmente pela região com seu cachorro de 15 anos e costuma parar no ponto de ônibus, localizado em frente à estação ferroviária central de Düsseldorf, para descansar.

Em 14 de novembro, autoridades que presenciaram a cena decidiram aplicar uma multa ao aposentado. Segundo a carta que circula nas redes sociais, ele esteve sentado no banco da estação entre as 11h40 e as 11h48 daquele dia.

“O senhor não utilizou o sistema de transporte público (…) de acordo com seu devido propósito, mas como uma área de descanso”, afirma a carta. Ou seja, para as autoridades, se ele não ia pegar o ônibus naquele ponto, não devia estar sentado lá.

“Vocês perderam o juízo! Um homem de 86 anos com demência tem que pagar uma multa de 35 euros porque sentou para descansar por oito minutos no banco de um ponto de ônibus na estação central. Resistência! Por favor, compartilhem”, diz uma postagem no Twitter, junto à carta.

A reação dos internautas levou a prefeitura de Düsseldorf a divulgar um comunicado afirmando que “lamenta muito o ocorrido” e que não será necessário o pagamento da multa. “Uma comunicação adequada certamente já teria remediado a situação”, diz o texto.

Segundo a cidade, a atitude do idoso de se sentar no banco do ponto de ônibus deveria “ter sido julgada sob os aspectos de razoabilidade e oportunidade”, levando em conta a idade dele e sua necessidade de parar para descansar, bem como a falta de bancos com esse propósito na área da estação.

Os regulamentos da cidade de Düsseldorf, capital do estado da Renânia do Norte-Vestfália, especificam exatamente quando cidadãos podem se sentar num ponto de ônibus. Tais regras existem principalmente para evitar que moradores de rua ocupem essas áreas.

No comunicado, a prefeitura explica que, segundo a legislação, “as instalações do transporte público só podem ser usadas para fins de transporte público” e “qualquer conduta contrária a esse propósito, em particular o uso das instalações para descansar, brincar ou armazenar objetos, assim como consumir álcool e outras substâncias tóxicas, é proibida”.

 

Compartilhe
Previous Conquista: Estelionatário utilizou 20 cheques de Herzem Gusmão para aplicar golpes na praça
Next PF cumpre mandados contra o ex-governador tucano Teotônio Vilela Filho

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

Para Targino Machado a insegurança pública não poupa nem mesmo os policiais

Em seu discurso na tarde desta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) o deputado estadual Targino Machado (PPS) usou a tribuna para lamentar a morte de dois policiais

Política

Janot quer pedido de prisão de Aécio analisado na 1ª Turma do STF

Em manifestação encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se manifestou contra um recurso apresentado pela defesa do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que

Política

Sem Bolsonaro, PSC busca alternativa para 2018

O PSC tenta filiar o economista e presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, visando a eleição presidencial do próximo ano. De acordo com informações da coluna Painel, da Folha