China pode resolver problema da Coreia do Norte rapidamente, diz Trump

China pode resolver problema da Coreia do Norte rapidamente, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a pedir que a China use seu papel como principal aliado da Coreia do Norte para pressionar o regime de Pyongyang a abandonar seus programas nuclear e de mísseis. “A China pode resolver esse problema fácil e rapidamente” afirmou Trump, em declarações à imprensa ao lado do presidente chinês, Xi Jinping.

Trump elogiou Xi, durante a aparição ao lado do líder chinês. “Vocês sabem uma coisa sobre seu presidente: se ele trabalhar duro, isso vai acontecer. Não tenho dúvida disso”, afirmou. Xi sorriu diante de algumas das declarações do visitante, entre elas a de que a China não pode ser considerada culpada pelo desequilíbrio na balança comercial entre os países.

Xi, porém, foi mais formal em suas declarações, ao dizer por exemplo que é inevitável haver alguma fricção na relação bilateral. Segundo ele, as duas nações devem fortalecer a comunicação e a cooperação em questões da região da Ásia e do Pacífico. “Eu disse ao presidente Trump que o Oceano Pacífico é grande o suficiente tanto para a China quanto para os EUA.”

Nenhum dos líderes respondeu a perguntas da imprensa nem deu qualquer evidência de progresso nas negociações com a Coreia do Norte ou sobre comércio.

O governo de Pequim espera persuadir Trump a diminuir a pressão nas questões comerciais e sobre a Coreia do Norte, e a admitir os interesses territoriais chineses e seu desejo de ter um maior papel na arena global, segundo diplomatas e analistas.

Compartilhe
Previous Receita Federal mira nos ganhos extras de juízes
Next Mãe joga recém-nascido do 17º andar porque namorado a abandonou

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

Cinco mil atletas participam da Maratona Cidade de Salvador 2018

Tudo pronto para a segunda Maratona Cidade de Salvador, que será realizada neste domingo (23) com quase o dobro de participantes da primeira edição. Dessa vez, 5 mil atletas participam

Notícias

‘Não cabe ao Estado dar com uma mão e tirar com a outra’, diz Toffoli

O ministro Dias Toffli, do Supremo Tribunal Federal, avalia que o acordo de colaboração premiada “é meio de obtenção de prova”. Ao votar como seus pares que o antecederam no

Notícias

Rui Costa assina carta dos Governadores do Nordeste e pede quitação de débitos federais com a Bahia

Reunidos em Brasília nesta quarta-feira (21), os governadores nordestinos redigiram carta ao presidente da República eleito, Jair Bolsonaro. Entre os destaques, está o reinício de obras paralisadas. No caso da