China pode resolver problema da Coreia do Norte rapidamente, diz Trump

China pode resolver problema da Coreia do Norte rapidamente, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a pedir que a China use seu papel como principal aliado da Coreia do Norte para pressionar o regime de Pyongyang a abandonar seus programas nuclear e de mísseis. “A China pode resolver esse problema fácil e rapidamente” afirmou Trump, em declarações à imprensa ao lado do presidente chinês, Xi Jinping.

Trump elogiou Xi, durante a aparição ao lado do líder chinês. “Vocês sabem uma coisa sobre seu presidente: se ele trabalhar duro, isso vai acontecer. Não tenho dúvida disso”, afirmou. Xi sorriu diante de algumas das declarações do visitante, entre elas a de que a China não pode ser considerada culpada pelo desequilíbrio na balança comercial entre os países.

Xi, porém, foi mais formal em suas declarações, ao dizer por exemplo que é inevitável haver alguma fricção na relação bilateral. Segundo ele, as duas nações devem fortalecer a comunicação e a cooperação em questões da região da Ásia e do Pacífico. “Eu disse ao presidente Trump que o Oceano Pacífico é grande o suficiente tanto para a China quanto para os EUA.”

Nenhum dos líderes respondeu a perguntas da imprensa nem deu qualquer evidência de progresso nas negociações com a Coreia do Norte ou sobre comércio.

O governo de Pequim espera persuadir Trump a diminuir a pressão nas questões comerciais e sobre a Coreia do Norte, e a admitir os interesses territoriais chineses e seu desejo de ter um maior papel na arena global, segundo diplomatas e analistas.

Compartilhe
Previous Receita Federal mira nos ganhos extras de juízes
Next Mãe joga recém-nascido do 17º andar porque namorado a abandonou

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

Bancos de Salvador terão novos dispositivos de segurança

Por unanimidade, foi aprovado na sessão ordinária da tarde desta terça-feira (20) o Projeto de Lei nº 344/17, que altera o artigo da Lei nº 9.179/2016, e torna obrigatória a

Notícias

Sem PR, Bolsonaro avalia militar de vice

Ainda sem resposta do PR para a formação de aliança nas eleições deste ano, o PSL avalia lançar o general da reserva do Exército Augusto Heleno Ribeiro (PRP) como vice

Notícias

Jungmann demite Segovia do comando da PF

Por decisão do ministro extraordinário Raul Jungmann, o delegado Fernando Segovia deixa o comando da Polícia Federal. O novo diretor deve ser o delegado Rogério Augusto Viana Galloro, atualmente na