ACM Neto abre oficialmente programação do Pelourinho Dia e Noite

ACM Neto abre oficialmente programação do Pelourinho Dia e Noite

Um novo programa Pelourinho Dia e Noite começa a movimentar as ruas do Centro Histórico de Salvador de domingo a domingo. A programação, totalmente gratuita, foi aberta pelo prefeito ACM Neto nesta quinta-feira (05), em evento realizado no Terreiro de Jesus, com apresentações de percussionistas, orquestra e encenação teatral. Serão, no total, nove ações calendarizadas que promoverão 11 intervenções culturais semanais gratuitas, em logradouros públicos e com múltiplas linguagens. A programação, que segue até 31 de dezembro, integra o eixo Centro Histórico do programa Salvador 360.

Nesta nova edição, o Pelourinho Dia e Noite traz como diferenciais características estruturantes. Mais do que realizar eventos, o projeto proporciona, por exemplo, a residência das orquestras do Popelô nas igrejas do Centro Histórico, com seus ensaios abertos, missas orquestradas e apresentações públicas. Ao realizar a Maratona Clic, coloca jovens para fotografar depois de uma aula sobre a história do Pelourinho. Por ser calendarizado, o Pelourinho Dia e Noite permite a continuidade do trabalho de grupos nativos da área, como os que integram as ações “República do Pelô” e “Viradão do Samba”.

“Um dos focos desse segundo momento de nossa gestão será o Centro Histórico. A Prefeitura está preparando uma série de intervenções, muitas já anunciadas quando lançamos o eixo Centro Histórico do programa Salvador 360, que irão transformar essa parte antiga da cidade. Uma dessas ações é a criação de uma agenda permanente de eventos culturais para que essa região receba cada vez mais turistas e soteropolitanos, gerando emprego e renda e movimentando a economia de nossa cidade”, afirma o prefeito ACM Neto.

Ainda de acordo com Neto, a agenda apresentada fortalece o calendário de eventos de Salvador. “Até o ano passado, o Pelourinho Dia e Noite estava concentrado no período do verão, e nossa ideia é que isso possa acontecer o ano inteiro. Estamos agora com uma agenda muito mais diversificada, para todas as idades, reunindo música, teatro, dança, aproveitando o que há de mais importante no patrimônio histórico do Pelourinho, numa programação voltada para o baiano e para o turista. Esperamos, portanto, movimentar os dias e noites, a semana e os finais de semana no Centro Histórico de Salvador”, acrescenta.

Toda a programação está disponível no site.O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), através da Diretoria de Gestão do Centro Histórico. O Pelourinho Dia e Noite conta com o apoio entusiasmado daqueles que vivem, trabalham ou visitam o Centro Histórico, que começa a passar por uma verdadeira transformação que vai muito além do projeto. Através do Salvador 360, a Prefeitura vai investir cerca de R$200 milhões em intervenções, programas de habitação, mobilidade, incentivos fiscais e equipamentos âncoras de transformação.

“Promete ser uma iniciativa positiva para todos que vivem o Pelourinho, seja comerciante ou morador, gente que sente falta da infraestrutura e dos grandes shows promovidos pelo projeto Pelourinho Dia e Noite na década de 1990, entre outras ações, que possam trazer o turista de volta para que o local retome sua história após um longo período de abandono”, diz o produtor cultural e coordenador da Praça Quincas Berro D’Água, Abnaldo Santana.

“Estou bastante atento às ações que tratam da revitalização da cidade, sobretudo quando diz respeito ao Pelourinho, assim como todo o Centro de Salvador. Esta iniciativa me alegra e aumenta minha expectativa de que melhores dias virão. Salvador, como primeira capital do Brasil, precisa sempre dar exemplo. Hoje, a cidade está bem cuidada, bem movimentada, mas deve estar cada dia mais preparada para agradar tanto a soteropolitanos quanto turistas”, ressalta Clarindo Silva, proprietário do bar e restaurante Cantina da Lua, um dos espaços que vai receber as apresentações teatrais do Circuito Jorge Amado.

Gestão – Lançada este ano pelo prefeito ACM Neto, a Diretoria de Gestão do Centro Histórico de Salvador, que cuida da programação do Pelourinho Dia e Noite, já promove diversas ações que, aos poucos, estão dando cara nova à região mais procurada da cidade. As ações envolvem desde a promoção da comunicação entre os diversos setores que fazem parte do Centro Antigo da cidade até a divulgação do local e ordenamento do trânsito.

Uma das ações realizadas pelo órgão foi a parceria com a Universidade Salvador (Unifacs) para a confecção de fardamentos para os vendedores do comércio informal da região, por alunos do curso de Moda da instituição. Além disso, a diretoria reforçou a comunicação digital da região por meio da criação de redes sociais (Whatsapp e Instagram) e da inclusão de acervo e mapeamento do Centro Histórico ao site Pelourinho Dia e Noite. Trata-se de um órgão que está em permanente diálogo com comerciantes formais e informais, moradores e representantes de entidades ligadas ao Centro Histórico.

“Nós temos quatro meses trabalhando e acho que já conseguimos avançar bastante, graças ao apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do prefeito ACM Neto, que elegeu o essa região da cidade, nessa segunda gestão, como uma das prioridades do seu governo. Uma dessas conquistas é a ampliação do projeto Pelourinho Dia e Noite, que ganhou uma nova roupagem”, explica Eliana Pedroso, diretora de Gestão do Centro Histórico.

Gestor da Secult, Claudio Tinoco avalia que o calendário de atividades está diversificado para atender a todos os públicos. “As ações foram avaliadas em conjunto com os próprios atores sociais do Centro Histórico e isso deixa ainda mais em evidência a nossa identidade cultural, encantando a todos”, declara.

Compartilhe
Previous STF dá sinal verde para PGR ouvir Temer sobre Decreto dos Portos
Next Tinoco fala sobre edição do projeto Pelourinho Dia e Noite; assista

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

Gilmar autoriza acesso de Joesley a elementos de prova da CPMI da JBS

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, autorizou que Joesley Batista tenha acesso amplo aos elementos de prova documentados no inquérito da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI)

Cotidiano

Não há missão mais prioritária do que as crianças, diz Marcela Temer

Ao participar, na noite de hoje (4), do encerramento do Fórum Global da Criança na América do Sul, a primeira-dama Marcela Temer disse que o trabalho com as crianças é

Mundo

Maduro ignora sanções e afirma que Venezuela nunca deixará o Mercosul

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou neste sábado (5/8) que seu país vai continuar no Mercosul, ignorando a suspensão imposta pelos quatro membros fundadores do grupo — Brasil, Argentina,