Alba e UVB-Bahia inauguram a Casa do Vereador em Salvador

Alba e UVB-Bahia inauguram a Casa do Vereador em Salvador

“A Casa do Vereador inaugura um novo tempo na política baiana”. “O vereador é o maior exército da política brasileira”. “A vida começa na cidade”. “O vereador é a célula da política”. Frases que expressam a importância do edil no exercício da atividade política no Brasil pontilharam os discursos durante a inauguração da Casa do Vereador, ocorrida na manhã desta terça-feira (3), no 3º andar do Prédio Luís Eduardo Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia.

A opinião do presidente da Alba, deputado Angelo Coronel (PSD); da presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB-BA), Edylene Ferreira (PR) e dos deputados estaduais Aderbal Caldas (PP) e Fabíola Mansur (PSB), respectivamente, deram a tônica à concorrida solenidade, em que vereadores de todo canto do estado e matizes ideológicas de espremeram junto a parlamentares e lideranças políticas e da juventude para acompanhar o ato.

A Casa do Vereador será o quartel-general em Salvador dos cerca de 4.500 vereadores baianos, onde contarão com toda a estrutura necessária em informática para a adoção de providências na defesa dos interesses dos Legislativos municipais, dos mandatos, bem como no fortalecimento do municipalismo baiano.

A criação do espaço, concebido a partir da abertura do diálogo, há cerca de 90 dias, entre os presidentes Angelo Coronel (Alba) e Edylene Ferreira (UVB-BA), vai disponibilizar ainda aos edis assessoria jurídica, cursos de capacitação e orientação em processos legislativos. O local vai funcionar de segunda a sexta-feira, no mesmo horário da Alba.

Ao destacar a importância de elevar o diálogo entre a Alba e as Câmaras Municipais, um dos principais propósitos para a instalação da Casa do Vereador, Angelo Coronel voltou a defender a independência e a altivez dos legislativos, para que não sejam meros carimbadores das proposições dos Executivos.

Chefe da Alba parabenizou os edis pelo espaço, falou de sua satisfação em poder concretizá-lo e chamou de brilhante o trabalho de Edylene Ferreira à frente da UVB. “Estou realizado com esta Casa. O lugar do vereador deve ser mesmo junto ao Legislativo estadual. Não poderia ser na sede da UPB (União dos Municípios da Bahia), pois o papel do vereador é fiscalizar, e o do prefeito é executar e por isso deve ser fiscalizado”, disse.

GOVERNO ILEGÍTIMO

Coronel condenou práticas que têm contribuído com a criminalização da atividade política no país e exortou os deputados federais a trabalharem mais pelo Brasil. “Existem bons deputados, mas a maioria tem enlameado a política no Brasil. Temos um Congresso Nacional a reboque de um governo federal ilegítimo”, condenou o presidente da Assembleia baiana.

Edylene Ferreira enfatizou que a Casa do Vereador representa uma “valorização do maior exército da política brasileira. Coronel está de parabéns por trazer para dentro do Legislativo da Bahia a maior representação da classe política. A população das cidades, sem dúvida, será a maior beneficiada com esta medida”, salientou Edylene, estampando a felicidade de quem contabiliza outra grande vitória na gestão.

Deputada Fabíola Mansur observou que o espaço vai encurtar a distância entre o Legislativo estadual e os mandatos municipais, além de aproximar as políticas. “O impacto maior é na cidade. Isso vai melhorar a vida dos baianos. Fui vereadora e sei da importância dessa aproximação. Coronel é o presidente dos novos tempos”.

Eduardo Sales (PP) falou das agruras enfrentadas pelos edis ante as cobranças da população. “Os vereadores são os maiores sofredores. Eles são confundidos com o Executivo e cobrados por coisas que não dependem do poder Legislativo”, explicou.

Coordenadora do Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel logo vislumbrou o papel social que a união Alba – UVB pode vir a exercer em prol da população do interior. Depois de chamar a presidente da UVB de menina dinâmica, ela disse esperar que a parceria renderá bons frutos e brincou: também é importante saber que os vereadores não estão mais sem-teto em Salvador.

Deputado Jurandy Oliveira (PSL) ressalvou que “demorou-se muito a se fazer justiça com os vereadores. Graças a esta equipe estamos recuperando isso. Coronel está de parabéns, a Assembleia está mais forte”.

Aderbal Caldas (PP) pontuou o papel desempenhado do edil. “Ele se submete a ser demandado qualquer hora pelo povo. O peso da política cai nos seus ombros. Ele que constrói, consolida. Este espaço é um pleito justo. Pleno êxito para todos vocês”.

Tom Araújo (DEM) também ressaltou o papel do vereador no recebimento das demandas da população, e considerou “grata satisfação” ver a luta de Edylene na direção da UVB-Bahia. “Merece destaque a eficiência da gestão de Coronel, que valoriza os deputados ao trazer para cá os vereadores”.

Ex-prefeito de Coração de Maria, Diego Coronel disse que a inauguração da Casa do Vereador era mesmo um ato para se comemorar, e classificou os edis de base da pirâmide. “Eles fazem por merecer este espaço, que vai melhorar o diálogo entre a Alba e as Câmaras Municipais”.

POLÍTICAS PÚBLICAS

O deputado Samuel Júnior (PSC) parabenizou Coronel e Edylene Ferreira pelo resultado do diálogo entre ambos, que resultou no quartel-general dos vereadores na capital do Estado. O parlamentar observou que a vereança é uma boa escola de política.

Euclides Fernandes (PSL) também salientou a importância do Legislativo da Bahia dar suporte aos vereadores com este espaço, uma vez que vai permitir aos deputados estaduais conhecerem mais os anseios do interior.

Ex-presidente da UVB-Bahia (2001 a 2006) e da UVB-Brasil (2007 a 2008), Joabs Ribeiro disse que a “Casa do Vereador é a reconstrução de uma parceria fundamental para a Alba, em função da similaridade de ações”.

Os deputados Sidelvan Nóbrega (PRB) e Carlos Ubaldino (PSD) também destacaram a importância política na iniciativa de trazer para dentro da Alba a União dos Vereadores da Bahia, como forma de aumentar o diálogo entre as Casas Legislativas.

A juventude também prestigiou a parceria Alba – UVB. Presidente do PSD Jovem Estadual, Lurian Carneiro comentou que trazer o vereador para mais perto da Assembleia Legislativa é uma forma de valorizar a classe e favorecer na definição de políticas públicas em prol do povo do interior.

Presidente da Câmara de Vereadores de Poções, o vereador Davi Soares (PDT) parabenizou a Coronel e Edylene, e observou que os vereadores têm agora um lugar em Salvador para debater os problemas das cidades.

Vereadora democrata de Valente, Mabel Amaral entende que o espaço vai integrar mais os representantes dos municípios, “pois somos a ponta do sistema eleitoral e precisamos desse suporte para viabilizar os recursos necessários para os municípios”.

Compartilhe
Previous PGR se manifesta contra retirada de detentos de presídios federais
Next Câmara de Salvador aprova 87 projetos nesta terça-feira

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Cotidiano

Blitz do Consumidor já vistoriou 100 agências bancárias em Salvador

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), já vistoriou 100 agências bancárias apenas no primeiro semestre deste ano.

Política 0 comentários

Bahia: Prefeituras do PSB recebem selo Unicef por políticas voltadas para jovens e adolescentes

Os prefeitos do PSB Wilson Cardoso (Andaraí); Karina Silva (Amargosa); José Barreira (Caetité) e Fredson Souza (Mulungu do Morro) foram agraciados nesta sexta-feira (9) com o Selo Unicef, por conta

Cotidiano

Hospital Dia é inaugurado no Roberto Santos

Pacientes que precisam fazer procedimentos cirúrgicos mais simples passaram a contar com um equipamento dedicado exclusivamente a esses casos, com a implantação do Hospital Dia no Hospital Geral Roberto Santos