Para Maia, distritão em 2018 ‘não é tão ruim assim’

Para Maia, distritão em 2018 ‘não é tão ruim assim’

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), rebateu nesta segunda-feira, 14, as críticas ao chamado distritão e disse que o sistema, como um modelo de transição, “não é tão ruim assim”.

“Eu acho que se a gente tiver uma transição, com o distrital misto em 2022, a gente deu um grande passo e conseguiu construir, a médio prazo, um modelo que vai conseguir dar racionalidade ao sistema brasileiro”, disse.

Para Maia, que também já fez críticas ao modelo majoritário, o sistema não vai impedir a renovação da Câmara e que o problema, na verdade, é “a prática de criticar tudo”.

Desde a semana passada, o modelo, aprovado na comissão especial que debate a reforma política na Câmara para valer nas eleições de 2018, vem sendo criticado por parlamentares e especialistas.

Pelo distritão, são eleitos os candidatos mais votados em cada Estado. A principal crítica é que isso enfraquece os partidos e dificulta a eleição de novos nomes, pois as legendas iriam optar por lançar menos candidatos e dariam prioridades para os políticos que já possuem mandatos.

Maia também voltou a defender que a criação do fundo público para financiamento de campanhas deveria ser uma medida provisória. “O fundo público permanente, no momento de crise que estamos vivendo, não parece também a melhor alternativa”, disse.

Compartilhe
Previous Câmara adia debate da reforma política em plenário para próxima semana
Next Nordeste apresenta menor inflação acumulada nos últimos 12 meses desde 2008

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Municípios

Homem é preso suspeito de ter estuprado mulher na festa de São João em Itagibá

Foi preso na tarde desse domingo (25) no distrito de Tapiraji, município de Itagibá, um homem suspeito de ter estuprado uma mulher. A vítima informou à Polícia Militar que se

Cotidiano

ACM Neto assina ordem de serviço para implantação da piscina olímpica neste sábado

O prefeito ACM Neto assina, neste sábado (25), às 10h, a ordem de serviço para instalação da piscina olímpica de Salvador. O equipamento será implantado na Avenida Octávio Mangabeira, na

Notícias

Juiz Sérgio Moro defende delação premiada

Na sentença em que impôs 13 anos e oito meses de reclusão para o suposto operador de propinas do PMDB Jorge Luz, o juiz Sérgio Moro mandou um recado direto