Para Maia, distritão em 2018 ‘não é tão ruim assim’

Para Maia, distritão em 2018 ‘não é tão ruim assim’

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), rebateu nesta segunda-feira, 14, as críticas ao chamado distritão e disse que o sistema, como um modelo de transição, “não é tão ruim assim”.

“Eu acho que se a gente tiver uma transição, com o distrital misto em 2022, a gente deu um grande passo e conseguiu construir, a médio prazo, um modelo que vai conseguir dar racionalidade ao sistema brasileiro”, disse.

Para Maia, que também já fez críticas ao modelo majoritário, o sistema não vai impedir a renovação da Câmara e que o problema, na verdade, é “a prática de criticar tudo”.

Desde a semana passada, o modelo, aprovado na comissão especial que debate a reforma política na Câmara para valer nas eleições de 2018, vem sendo criticado por parlamentares e especialistas.

Pelo distritão, são eleitos os candidatos mais votados em cada Estado. A principal crítica é que isso enfraquece os partidos e dificulta a eleição de novos nomes, pois as legendas iriam optar por lançar menos candidatos e dariam prioridades para os políticos que já possuem mandatos.

Maia também voltou a defender que a criação do fundo público para financiamento de campanhas deveria ser uma medida provisória. “O fundo público permanente, no momento de crise que estamos vivendo, não parece também a melhor alternativa”, disse.

Compartilhe
Previous Câmara adia debate da reforma política em plenário para próxima semana
Next Nordeste apresenta menor inflação acumulada nos últimos 12 meses desde 2008

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Deputado do PSL cobra espaço no governo Rui Costa

“Não existe discussão de sair da base do governo.” Existe uma posição a nível de Assembleia Legislativa da Bahia. “A declaração foi do deputado estadual Euclides Fernandes(PSL), na manhã desta

Notícias

Embaixadora do Brasil no Sri Lanka frauda auxílio-moradia e é demitida

A embaixadora do Brasil no Sri Lanka, Elizabeth-Sophie Balsa, foi afastada na semana passada por descumprir seus deveres funcionais. Ela foi acusada de fraudar o auxílio-moradia que recebia quando trabalhou como diplomata em

Cotidiano

Mega-sena acumula e pode sortear até R$ 22 milhões neste sábado

A Caixa Econômica Federa (CEF) realiza hoje (5), às 20h, mais um sorteio da Megasena, em Xanxerê (SC). O prêmio deve chegar a R$ 22 milhões para o apostador. Como