Para Maia, distritão em 2018 ‘não é tão ruim assim’

Para Maia, distritão em 2018 ‘não é tão ruim assim’

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), rebateu nesta segunda-feira, 14, as críticas ao chamado distritão e disse que o sistema, como um modelo de transição, “não é tão ruim assim”.

“Eu acho que se a gente tiver uma transição, com o distrital misto em 2022, a gente deu um grande passo e conseguiu construir, a médio prazo, um modelo que vai conseguir dar racionalidade ao sistema brasileiro”, disse.

Para Maia, que também já fez críticas ao modelo majoritário, o sistema não vai impedir a renovação da Câmara e que o problema, na verdade, é “a prática de criticar tudo”.

Desde a semana passada, o modelo, aprovado na comissão especial que debate a reforma política na Câmara para valer nas eleições de 2018, vem sendo criticado por parlamentares e especialistas.

Pelo distritão, são eleitos os candidatos mais votados em cada Estado. A principal crítica é que isso enfraquece os partidos e dificulta a eleição de novos nomes, pois as legendas iriam optar por lançar menos candidatos e dariam prioridades para os políticos que já possuem mandatos.

Maia também voltou a defender que a criação do fundo público para financiamento de campanhas deveria ser uma medida provisória. “O fundo público permanente, no momento de crise que estamos vivendo, não parece também a melhor alternativa”, disse.

Compartilhe
Previous Câmara adia debate da reforma política em plenário para próxima semana
Next Nordeste apresenta menor inflação acumulada nos últimos 12 meses desde 2008

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Maia defende que debate sobre foro deve ser feito com ‘tranquilidade’

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), evitou polemizar o debate sobre a proposta em debate no Supremo Tribunal Federal (STF) de restringir o alcance do foro privilegiado

Notícias

Preso acusado de praticar mais de 50 assaltos à lojas em Feira de Santana

Foi preso no início da tarde desta quinta-feira (10), Cristiano Carmo da Conceição, o Zeca Urubu, acusado de ser responsável de mais de 50 assaltos à casas comerciais em Feira

Entretenimento

Pelourinho recebe show beneficente com J. Velloso

Com a participação especial do cantor e compositor J. Velloso, o show Samba e Vida será realizado neste sábado (28), às 20h, na Praça Tereza Batista. Para ter acesso ao