Hoje não há 308 votos para aprovar o ‘distritão’, diz líder do governo

Hoje não há 308 votos para aprovar o ‘distritão’, diz líder do governo

O líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), afirmou nesta segunda-feira, 14, que a mudança do sistema eleitoral para o chamado “distritão” não tem hoje os votos necessários para ser aprovada pela Câmara. A expectativa é que a reforma política seja votada no plenário nesta quarta-feira, 16.

“A grande maioria prefere aprovar o ‘distritão’, mas tem partidos que fecharam questão contra, como o PT, PR, PRB. Por ser uma PEC, que precisa de 308 votos, eu não posso afirmar que vai passar o ‘distritão’. Eu até creio que hoje o ‘distritão’ vai ter a maioria dos votos, mas também creio que hoje não tem os 308 votos necessários para ser aprovado”, disse.

Moura afirmou que ainda não há consenso sobre de onde virão os recursos que serão usados para a criação do fundo público para financiar as campanhas. A estimativa é que o valor chegue a R$ 3,6 bilhões nas eleições de 2018.

Segundo o líder do governo, os deputados resistem em abrir mão dos recursos das emendas de bancadas e estudam novas maneiras para que esses valores não sejam retirados do Orçamento da União, o que poderia afetar áreas como saúde e educação.

“Existe uma possibilidade agora de uma contribuição dos próprios funcionários comissionados dos deputados e senadores, um desconto do porcentual da remuneração deles”, afirmou.

Ele admitiu que a criação do fundo é uma medida impopular, mas defendeu que essa é uma discussão que tem que ser feita diante da proibição das doações empresariais.

Compartilhe
Previous "PELC vem combinar com programa da cidade educadora", comemora Moema; assista
Next Jiboia é capturada em escola pela Guarda Municipal

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Municípios

Ubatã: Carro capota na BR-330 e deixa dois feridos

Um grave acidente na BR-330, na altura do lixão de Ubatã, quase acaba em tragédia por volta das 16h:20 deste domingo (09). Um veículo Gol, placa CPB 8909, licença de

Política

Hospital Geral de Itaparica será reestruturado a partir de fevereiro

O Hospital Geral de Itaparica (HGI), passará por mudanças radicais no mês de fevereiro. Além de contar com equipamentos novos, alterações nas instalações físicas e sala de estabilização com estrutura

Política

Presidente do Congresso propõe pauta da segurança pública para o ano legislativo

O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), propôs hoje (5) uma reforma de segurança pública no país, durante a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2018.