Diversidade marca quarto dia atrações da Flipelô

Diversidade marca quarto dia atrações da Flipelô

A primeira Feira Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) chega ao quarto dia com fôlego total, movimentando as ruas e ocupando os espaços do Centro Histórico de Salvador. Neste sábado (12), baianos e turistas puderam conferir gratuitamente espetáculos de teatro, leituras de textos, mostras, exibições e intervenções artísticas. Teve espaço para tudo, sempre em comunhão com a literatura. As atrações para todas as idades continuam até este domingo (13).

Uma das características mais elogiadas da Flipelô é o intercâmbio promovido entre a literatura e as mais diversas expressões artísticas. Bule Bule, um dos mestres da cultura popular nordestina mais renomados do Brasil, levou para o público do Teatro Sesc, no largo do Pelourinho, toda a beleza do repente e do cordel. “É uma honra muito grande fazer parte deste evento, ainda mais fazendo essa ponte entre a literatura e as culturas nordestinas, aproximando as duas da juventude, que tem marcado presença aqui”.

O teatro também teve vez com lembranças a Jorge Amado, um dos homenageados da feira de literária. Tieta, Dona Flor e Gabriela, personagens de obras clássicas do escritor baiano, ganharam vida com o espetáculo `História de Jorge, Amado`, do grupo Avatar Cia de Teatro. Para o diretor da peça, Sérgio Mício, o momento é de celebrar a cultura baiana. “Somos todos filhos da obra maravilhosa dele e não tinha evento melhor pra celebrar seus 105 anos. A Flipelô está de parabéns. Que venham muitas outras edições”.

A jornalista e escritora baiana, Josélia Aguiar, foi a curadora da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano e acredita que a Flipelô simboliza um passo adiante para a cultura da Bahia. “Salvador precisava de uma festa literária como esta. Sem dúvida, é uma cidade muito privilegiada, historicamente muito bonita, existe uma cultura local muito forte. Uma feira como essa representa incentivo à leitura, uma forma dos leitores se interessarem ainda mais pelo que é produzido aqui”.

Participação das crianças e programação

O grupo de leitura para crianças e adolescentes Ciranda de Livros veio do município de Igrapiúna, no sul do estado, especialmente para conhecer o evento. A professora do grupo, Elaine Silva, disse ter sido uma chance de mostrar para a turma o poder da leitura. “É bom que eles vejam e vivenciem todo esse universo. Dá um suporte muito bom para o que ensinamos em sala de aula. Luís Alves, 13 anos, gostou muito dos museus. É muito bom, porque a gente consegue ver o que está além do livro”.

Neste domingo, às 10h, o Dia dos Pais será animado pela Biblioteca de Extensão (Bibex), da Fundação Pedro Calmon, com jogos e brincadeiras, oficina de reciclagem, além das contadoras de histórias Acely Araújo e Camila Carfma, do Projeto Ler é Poder, que promovem um bate-papo com a blogueira de livros Larissa Sousa Vieira, do blog Fuxico Literário.

Permanece em cartaz na sede do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), das 9h às 17h30, a exposição Vida e Histórias de Jorge Amado, grafitada pelo artista visual Denissena. Composta por 22 quadros, a mostra retrata personagens, pessoas e momentos da vida do escritor.

Os visitantes da casa também encontram uma variedade de peças e brinquedos extraídos das culturas populares. Estão por lá, espalhados,  figurinos coloridos de baianas, bois multicores, bonecos artesanais e caixas de lambe-lambe, que guardam um universo lúdico, habitado por personagens das histórias de Jorge Amado.

No Solar Ferrão está aberta à visitação do público, das 9 às 17h, a exposição `100×100 Carybé Ilustra Amado`, que busca promover uma reflexão sobre a cultura da Bahia por meio do relato da amizade entre dois grandes ícones responsáveis por obras que mesclam originalidade e beleza.

A mostra apresenta ilustrações de obras como `O Sumiço da Santa e Jubiabá`, além de fotos que revelam diferentes momentos da amizade entre Jorge e Carybé. A programação completa pode ser conferida no site da Flipelô. (Flipelô.com.br).

Compartilhe
Previous Avenida Luis Eduardo Magalhães ganha novas mudas
Next Doria defende que Lula seja candidato à presidência em 2018

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Entretenimento

MV Bill traz show “Vida Longa” para Salvador

No próximo dia 21 de julho, o cantor MV Bill apresenta na Salvador Music em Patamares, às 21h, o show ‘Vida Longa’ em Salvador. A apresentação leva o título do

Entretenimento

Arlindo Cruz emagrece 30 kg e continua com lado do corpo paralisado

O cantor Arlindo Cruz já emagreceu cerca de 30 kg durante os 49 dias que está internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Casa de Saúde São José, no

Notícias

Marcelo Rezende é internado com urgência em hospital de São Paulo

O jornalista Marcelo Rezende foi internado, na manhã desta segunda-feira (8/5), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O apresentador do “Cidade Alerta”, da Record TV, estava com fortes dores