Cruz da Galícia será restaurada e realocada para o Jardim dos Namorados

Cruz da Galícia será restaurada e realocada para o Jardim dos Namorados

Presente dado a Salvador pelo governo da Galícia, na esteira das homenagens pelos 450 Anos de fundação da capital baiana – celebrado um ano antes –, o monumento “Cruz da Galícia” será restaurado sob a supervisão da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e realocado para o Jardim dos Namorados. O remanejamento ocorre por conta de intervenções viárias realizadas na Avenida Otávio Mangabeira, onde sua permanência não será mais possível por conta da nova configuração da via. A mudança foi decidida após acordo entre a FGM e a comunidade espanhola em Salvador.

Afetada pela ação do tempo e também por atos de vandalismo, a “Cruz da Galícia” será restaurada ao custo de R$ 36,5 mil, com recursos do município, com entrega ainda a ser marcada. O monumento é um símbolo cultural do povo galego, implantado em diversos países do mundo onde as comunidades espanholas possuem alguma representatividade, como acontece em diversos bairros de Salvador.

Histórico – Desde 2013, a FGM já restaurou 43 monumentos históricos na capital baiana, a exemplo do Marco de Fundação da Cidade do Salvador, no Porto da Barra, da imagem dos músicos carnavalescos Dodô e Osmar, na Praça Castro Alves, o painel de Carybé, na Rua Chile e o Cetro da Ancestralidade, no Rio Vermelho. Além da ação da natureza e passagem do tempo, as maiores causas de deterioramento destas obras são o roubo e a depredação.

“O vandalismo vem causando grande prejuízo à cidade, uma vez que não há como restaurar a autenticidade das obras artísticas que foram furtadas e que o valor destinado a confecção de réplicas dessas peças, ou conserto da iluminação, quebrada indevidamente, em limpeza de pichação, poderia ser destinado a outras ações de embelezamento do espaço público. Nos últimos quatro anos foram gastos R$ 1,3 milhão apenas com a recuperação destas estruturas, “, ressalta a diretora de Patrimônio da FGM, Milena Tavares.

Compartilhe
Previous Mulher prende filhos em carro e crianças morrem por insolação
Next Lídice da Mata defende desoneração sobre querosene da aviação para redução do preço das passagens aéreas

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Responsáveis por obras sob suspeita entram na mira do Senado

O Comitê de Obras Irregulares da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Senado Federal colocou frente a frente, nesta quinta-feira (30), técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) responsáveis por

Mundo

Terremoto na escala 7,1 provoca morte e destruição no Peru

Na madrugada deste domingo, um forte terremoto atingiu a costa sul do Peru, destruindo estruturas e provocando a morte de, pelo menos, uma pessoa, de acordo com as autoridades. O