Mercado financeiro reduz projeção da inflação deste ano de 3,90% para 3,71%

Mercado financeiro reduz projeção da inflação deste ano de 3,90% para 3,71%

O mercado financeiro reduziu a projeção para a inflação e para o crescimento da economia este ano. Segundo o boletim Focus, uma publicação elaborada todas as semanas pelo Banco Central (BC) com base em estimativas de instituições financeiras, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,90% para 3,71% este ano. Para 2018, a estimativa caiu de 4,40% para 4,37%.

A estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas pelo país, caiu de 0,50% para 0,41% em 2017. Para o próximo ano, a projeção de crescimento da economia passou de 2,40% para 2,30%.

Para as instituições financeiras, a taxa Selic encerrará 2017 e 2018 em 8,5% ao ano. Atualmente, ela está em 10,25% ao ano. A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, a inflação.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.

A projeção para a cotação do dólar permanece em R$ 3,30 ao final deste ano e em R$ 3,40 no fim de 2018.

Compartilhe
Previous Dário Meira: Mulher morre com tiro acidental ao prestar socorro à vítima de acidente com moto
Next Procurador no TSE deve recorrer de absolvição da chapa Dilma-Temer

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

Temer decide nomear Torquato Jardim como ministro da Justiça

O presidente da República, Michel Temer (PMDB/SP), decidiu, na tarde deste domingo (28/5), nomear para o Ministério da Justiça e Segurança Pública o professor Torquato Jardim, que estava à frente

Política

Zé Neto atua como bombeiro, e tenta reverter insatisfação da base do governo

A ausência de votação de projetos do interesse da administração estadual na Assembleia Legislativa há mais de um mês reflete a insatisfação da base do governo do estado na Casa.

Política

Visitas ao Congresso Nacional estão suspensas até quinta-feira

A turbulência política que o país atravessa afetou a visitação institucional ao Congresso Nacional. A partir deste sábado (20/5), o passeio ficará suspenso. A medida valerá até a quinta-feira (25/5).