‘Câmara cumprirá seu papel’, diz Maia sobre denúncia contra Temer

‘Câmara cumprirá seu papel’, diz Maia sobre denúncia contra Temer

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que seguirá o trâmite previsto caso o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ofereça denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) em razão do inquérito aberto contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF) na esteira das delações da JBS.

Segundo Maia, a Câmara “cumprirá o seu papel”. A Constituição Federal determina que só poderá ser aceita denúncia pelo Judiciário contra o presidente da República por crimes comuns mediante a autorização de dois terços da Câmara dos Deputados. “Chegando a denúncia, se ela acontecer, o que manda a lei é que, no prazo de duas sessões, eu encaminhe à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)”, disse, durante cerimônia de Imposição da Medalha da Ordem do Mérito da Defesa.

De acordo com ele, a defesa teria 10 dias para apresentar a sua defesa na CCJ, e o relator teria mais cinco sessões para apresentar o seu voto. Depois de votado na comissão, ele vai ao plenário. “É um processo parecido com o do impeachment. A única diferença é que passa pela CCJ”, explicou.

Maia acrescentou ainda que se for confirmada a apresentação da denúncia contra Temer, ele, como presidente da Câmara, terá um papel “burocrático”. Caso a denúncia seja aceita, Temer é afastado do cargo por até 90 dias para que o STF julgue seu caso – nesse período, quem comanda o país é o presidente da Câmara – no caso, Maia.

Temer é investigado em inquérito no STF pelos crimes de corrupção passiva, obstrução da Justiça e organização criminosa. A expectativa é que Janot, ofereça denúncia contra o presidente nas próximas semanas.

Compartilhe
Previous Barroso se desculpa por chamar Barbosa de ‘negro de 1ª linha’
Next São 4 mil professores a menos em sala de aula

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

Nova fase da Lava Jato na Bahia e mais três estados investiga esquema na Transpetro

A Polícia Federal deflagrou a 47ª fase da Operação Lava Jato nesta terça-feira (21/11). Estão sendo cumpridos 14 mandados nos estados de Sergipe, Bahia, Santa Catarina e São Paulo. Os

Cotidiano

Inscrições para o financiamento estudantil em universidades pagas começam hoje

Começam hoje (19) as inscrições para o financiamento estudantil do governo federal. A iniciativa usa recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC).

Notícias

Em 6 anos, roubo de cargas na Bahia cresce 105%

Em seis anos, o roubo de cargas teve um crescimento de 105% na Bahia, segundo informou a Federação das Empresas Seguradoras, baseada em um estudo feito em todo o país