‘Câmara cumprirá seu papel’, diz Maia sobre denúncia contra Temer

‘Câmara cumprirá seu papel’, diz Maia sobre denúncia contra Temer

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que seguirá o trâmite previsto caso o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ofereça denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) em razão do inquérito aberto contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF) na esteira das delações da JBS.

Segundo Maia, a Câmara “cumprirá o seu papel”. A Constituição Federal determina que só poderá ser aceita denúncia pelo Judiciário contra o presidente da República por crimes comuns mediante a autorização de dois terços da Câmara dos Deputados. “Chegando a denúncia, se ela acontecer, o que manda a lei é que, no prazo de duas sessões, eu encaminhe à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)”, disse, durante cerimônia de Imposição da Medalha da Ordem do Mérito da Defesa.

De acordo com ele, a defesa teria 10 dias para apresentar a sua defesa na CCJ, e o relator teria mais cinco sessões para apresentar o seu voto. Depois de votado na comissão, ele vai ao plenário. “É um processo parecido com o do impeachment. A única diferença é que passa pela CCJ”, explicou.

Maia acrescentou ainda que se for confirmada a apresentação da denúncia contra Temer, ele, como presidente da Câmara, terá um papel “burocrático”. Caso a denúncia seja aceita, Temer é afastado do cargo por até 90 dias para que o STF julgue seu caso – nesse período, quem comanda o país é o presidente da Câmara – no caso, Maia.

Temer é investigado em inquérito no STF pelos crimes de corrupção passiva, obstrução da Justiça e organização criminosa. A expectativa é que Janot, ofereça denúncia contra o presidente nas próximas semanas.

Compartilhe
Previous Barroso se desculpa por chamar Barbosa de ‘negro de 1ª linha’
Next São 4 mil professores a menos em sala de aula

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

Procuradoria Jurídica da ALBA derruba decisão de juiz que bloqueou R$ 10 milhões do Legislativo

A Procuradoria Jurídica da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA obteve hoje (26.01) despacho da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Maria do Socorro Barreto Santiago, derrubando a decisão

Notícias

Temer nega ter recebido propina para reformar e comprar imóveis

O presidente Michel Temer fez um pronunciamento, nesta sexta-feira, no Palácio do Planalto, para, “protestar contra mentiras que são lançadas contra a minha honra”. Temer também usou as redes sociais

Cotidiano

Temer assina decreto que reduz horário de verão em cerca de 15 dias

presidente da República Michel Temer (PMDB), assinou um decreto, nesta sexta-feira (15/12), que será publicado na segunda-feira no Diário Oficial da União, reduzindo em menos de um mês o tempo de início