Coronel negocia com Governo do Estado pleitos de comerciantes do Pelourinho

Coronel negocia com Governo do Estado pleitos de comerciantes do Pelourinho

Capitaneado por Clarindo Silva – Cantina da Lua -, o movimento da Associação dos Comerciantes do Pelourinho recebeu do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Angelo Coronel (PSD), na tarde desta segunda-feira (5), no Salão Nobre da Casa, a boa notícia que seus integrantes esperavam.

A reforma das Praças Pedro Arcanjo, Tereza Batista e Quincas Berro Dágua, promovida pelo Governo do Estado, passará a ser realizada em etapas. Ou seja, quando uma estiver sofrendo os reparos, as outras duas ficarão em funcionamento. E a proposta de refinanciamento da dívida dos 160 permissionários em débito com o Refis (Programa de Recuperação Fiscal) será estudada pelo governo e rediscutida com os comerciantes, através da entidade da classe.

O chefe do Legislativo estadual levou os pleitos dos comerciantes ao governador Rui Costa, na semana passada, e recebeu o sinal verde do Palácio de Ondina. É a segunda vez em 15 dias que Coronel recebe os manifestantes, que desejam conhecer o projeto e o cronograma das obras. O deputado Pablo Barrozo (DEM) também participou da audiência.

A intenção da entidade de classe é evitar uma queda brusca nas vendas com a interrupção das atrações festivas nas três praças. Formavam a comissão donos de bar e restaurante, de galerias de arte, grupo de capoeira, padeiro, moradores, produtores culturais, trançadeiras etc.

A comissão solicitou a ajuda do presidente da Alba também no sentido de que o governo autorize a utilização de som nas praças em funcionamento. Imediatamente, Coronel ligou para o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, que autorizou a comissão a procurá-lo.

Outras queixas foram feitas a Angelo Coronel, inclusive com relação ao tratamento descortês dispensado aos comerciantes pelos prepostos do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado -, postura que os parlamentares classificaram de inaceitável.

Presidente da associação, Clarindo Silva disse que dos 230 comerciantes do Pelourinho, 160 estão inadimplentes com o Refis. Para ele, o “Pelô está na UTI”, como diziam faixas e cartazes que portavam os cerca de 50 manifestantes, devido ao fim de festas anteriormente celebradas no Pelô, a exemplo da Páscoa, a Primavera, o Natal, o Santo Antônio e a Bênção, “principal alavancador da revitalização” daquele logradouro público, enfatizou o dono da Cantina da Lua.

Deputado Pablo Barrozo condenou o que chamou de “estado de letargia do governo” para a área do turismo e ressaltou que lutar pelo Pelourinho é fazer a defesa do patrimônio e da identidade da Bahia. Observou que 7% da economia da capital são oriundos do turismo, e disparou: O Pelourinho não pode ficar igual ao Centro de Convenções, que ninguém sabe pra onde vai”.

Proprietário da loja de quadros Big Axé, Carlos Augusto Pereira – um dos inadimplentes com o Refis -, destacou que o Pelourinho está esvaziado e por isso o comércio sofreu grande queda nas vendas. “Estou no Pelô desde 1992, e costumava fechar minha loja pela madrugada; agora fecho as portas às 16 horas por falta de cliente”.

“A capoeira também vem sofrendo, é outra vítima dessa política do governo para o Pelourinho”, salientou mestre Jairo, do Grupo de Capoeira Terreiro de Jesus.

Compartilhe
Previous 'Aguardemos a Justiça', diz Dilma sobre julgamento
Next O Príncipe do Gueto, sacrifício do Coronel, ex- presidente com saudade retada e Wagner anda falando D+; tudo isso no “Olho de Tandera”

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política 0 comentários

Sergio Cabral passa mal e é atendido em UPA do Complexo de Bangu

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) passou mal na manhã de segunda-feira (13/2) e precisou ser atendido na unidade médica do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu,

Notícias

MPF pede que habeas corpus de Lula seja reconsiderado

O Ministério Público Federal (MPF) se posicionou contra a liminar que determinou a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã deste domingo (8). Em despacho encaminhado ao

Notícias

Caixa começa neste sábado fase final de pagamento das contas inativas do FGTS

Cerca de 2 mil agências da Caixa em todo o país abrirão neste sábado (8), das 9h às 15h, para atendimento exclusivo de trabalhadores com contas inativas do Fundo de