Câmara aprova regras de controle populacional de cães e gatos

Câmara aprova regras de controle populacional de cães e gatos

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (7/3), o Projeto de Lei (PL) 1376/03, que cria regras para o controle populacional de cães e gatos no território nacional. A medida estabelece normas para a esterilização levando em consideração as localidades que apontem para a existência de superpopulação desses animais. O projeto segue agora à sanção presidencial.

O PL 1376/03 que tramitava na Câmara desde 2003 determina que o controle de natalidade de cães e gatos será realizado “mediante a esterilização permanente, cirúrgica, ou não, desde que ofereça ao animal um grau de eficiência, segurança e bem-estar.” Pelo texto, a esterilização será feita exclusivamente por veterinário e ocorrerá após estudo sobre a quantidade de animais.

O projeto também proíbe que os animais sejam eliminados pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres e diz que a eliminação só poderá ocorrer quando os animais apresentarem doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e de outros animais.

A eutanásia, contudo, só será autorizado após laudo técnico desses órgãos. Pela proposta, entidades de proteção animal deverão ter acesso irrestrito à documentação que comprove a legalidade da medida. O projeto aprovado pela Câmara prevê ainda que os recursos para implementação do programa serão provenientes da Seguridade Social da União, com contrapartida dos municípios de pelo menos 10% dos custos.

O descumprimento das regras da lei sujeitará o infrator às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais. Se virar lei, o PL 1376/03 entrará em vigor 120 dias após sua publicação.

Compartilhe
Previous Deputados divulgam carta pedindo saída de Jucá da presidência do PMDB
Next Alvos da Lava Jato prestigiam posse do ministro da Justiça

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Levantamento mostra que governo da Bahia não aumentou o número de contratações de policiais nos últimos anos

Um levantamento feito pela Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia revela que o governo da Bahia não aumentou o efetivo de policiais civis e militares, nos últimos anos.

Notícias

Audiência pública discute situação dos trabalhadores da JBS, na Bahia, nesta segunda-feira

A situação dos trabalhadores da JBS e demais empresas do grupo J&F Investimentos, na Bahia, será discutida nesta segunda-feira, a partir das 9h30, em audiência pública no plenarinho da Assembleia

Política 0 comentários

Operação Cui Bono da PF mira Geddel e corrupção na Caixa

A Polícia Federal realiza desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira buscas e apreensões em endereços residenciais e comerciais no Distrito Federal, Bahia, Paraná e São Paulo. Segundo nota