Câmara aprova regras de controle populacional de cães e gatos

Câmara aprova regras de controle populacional de cães e gatos

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (7/3), o Projeto de Lei (PL) 1376/03, que cria regras para o controle populacional de cães e gatos no território nacional. A medida estabelece normas para a esterilização levando em consideração as localidades que apontem para a existência de superpopulação desses animais. O projeto segue agora à sanção presidencial.

O PL 1376/03 que tramitava na Câmara desde 2003 determina que o controle de natalidade de cães e gatos será realizado “mediante a esterilização permanente, cirúrgica, ou não, desde que ofereça ao animal um grau de eficiência, segurança e bem-estar.” Pelo texto, a esterilização será feita exclusivamente por veterinário e ocorrerá após estudo sobre a quantidade de animais.

O projeto também proíbe que os animais sejam eliminados pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres e diz que a eliminação só poderá ocorrer quando os animais apresentarem doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e de outros animais.

A eutanásia, contudo, só será autorizado após laudo técnico desses órgãos. Pela proposta, entidades de proteção animal deverão ter acesso irrestrito à documentação que comprove a legalidade da medida. O projeto aprovado pela Câmara prevê ainda que os recursos para implementação do programa serão provenientes da Seguridade Social da União, com contrapartida dos municípios de pelo menos 10% dos custos.

O descumprimento das regras da lei sujeitará o infrator às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais. Se virar lei, o PL 1376/03 entrará em vigor 120 dias após sua publicação.

Compartilhe
Previous Deputados divulgam carta pedindo saída de Jucá da presidência do PMDB
Next Alvos da Lava Jato prestigiam posse do ministro da Justiça

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Notícias

Coronel encerra ano legislativo, dispensa suplementação e ainda restitui R$ 555 mil aos cofres do Governo do Estado

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Angelo Coronel cumpriu hoje (20.12) mais um compromisso assumido quando se elegeu chefe do Legislativo baiano, em fevereiro último: devolveu aos

Política

Rui entrega obras de requalificação com acessibilidade no entorno da Arena Fonte Nova

Um dos pontos mais importantes para a história da Bahia, o Centro Antigo de Salvador está cada vez mais bonito e valorizado com as obras de requalificação realizadas pelo Governo

Política 0 comentários

PSOL pede investigação da PGR contra ministro da Educação

O PSOL encaminhou na quinta-feira, 10, à Procuradoria-Geral da República uma representação na qual pede investigação contra o ministro da Educação, Mendonça Filho, por possível improbidade administrativa. O partido quer