STF aprova lista tríplice para Temer definir novo ministro do TSE

STF aprova lista tríplice para Temer definir novo ministro do TSE

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quinta-feira, 23, os nomes da lista tríplice que será encaminhada ao presidente Michel Temer para a escolha do novo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O TSE é formado por sete ministros titulares -três são do STF, dois integram o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros dois pertencem à classe dos advogados.

Os ministros substitutos do TSE Admar Gonzaga Neto e Tarcisio Vieira de Carvalho Neto integram a lista tríplice. O jurista Sérgio Banhos completa a relação de nomes, que será encaminhada imediatamente a Temer.

Os nomes da lista tríplice foram escolhidos pelos ministros do STF em votação realizada na abertura da sessão plenária desta quinta-feira. O novo ministro ocupará a vaga aberta com a saída de Henrique Neves, que deixará a corte eleitoral em abril deste ano.

A tendência é de que Temer escolha o primeiro nome da lista tríplice – no caso, Admar Gonzaga Neto, que encabeça a lista por ser atualmente o primeiro ministro substituto do TSE entre os advogados.

Existe a possibilidade de o substituto de Neves participar do julgamento da ação que apura se a chapa de Dilma Rousseff-Michel Temer cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger nas eleições de 2014. O relator da ação, ministro Herman Benjamin, decidiu na quarta-feira, 22, ouvir delatores da Odebrecht no âmbito do processo, o que pode trazer à coleta de novas informações e atrasar a conclusão da análise do caso.

Compartilhe
Previous Mais de dois milhões de camisinhas serão distribuídas no Carnaval de Salvador
Next Rodrigo Maia lamenta saída de Serra e espera que Temer escolha nome do PSDB

Sobre o Autor

Você pode gostar também

Política

Câmara vota nesta terça-feira PEC do distritão e financiamento público

Na próxima terça-feira (22), o plenário da Câmara dos Deputados deverá votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que trata da reforma política e prevê um novo sistema

Política

Aécio Neves é vaiado em convenção do PSDB e sai 40 minutos após chegar

Licenciado da presidência do PSDB, desde que passou a ser investigado pela Operação Lava Jato, e ter sido afastado do cargo de senador por suspeita de ter recebido propina da

Notícias

STF e Congresso anunciam empenho mútuo para regulamentar Constituição

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e os presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), assinaram hoje (5/10) um protocolo